Elize Fleury: a brasileira que ensina técnica vocal das divas pop e conquista o Japão
Cantora carioca viralizou com vídeos demonstrando um talento impressionante ao cantar praticamente igual à artistas como Lady Gaga, Ariana Grande e Dua Lipa

Se você já tentou cantar como grandes divas do pop, se prepare: Elize Fleury vai dar uma aula divertida e cheia de técnica sobre como transformar esse sonho em realidade. Formada em Direito pela Unirio e apaixonada pela cultura japonesa desde criança, a profissional aprendeu música desde cedo: ainda criança, contou com estímulo da família que, segundo ela, “é apaixonada por música”. Em entrevista ao portal LeoDias, a artista de 25 anos explicou que, apesar de “todo mundo nascer com facilidades”, o sucesso vem do estudo e da sensibilidade para afinar o ouvido.
“Fiz inicialização musical muito pequenininha, estudei música por muitos anos. Estudei piano clássico, fiz aula de canto, fiz aula de violão. Na escola também tive muito estímulo, sempre me rodeei de pessoas que gostam de música e fui entrando realmente no caminho da música, conhecendo pessoas que sempre estudaram muito. Então, é essa mistura de um estímulo formal para realmente estudar a música, mas também o estímulo à sensibilidade, de você apurar o seu ouvido; porque para você reproduzir qualquer som, você precisa ter um bom ouvido, assim como um escritor precisa ser um bom leitor”, ponderou ela.
Veja as fotos
Mesmo com toda a bagagem clássica, não foi fácil imitar as divas pop. Para ela, a mais técnica delas é Dua Lipa: “Ariana tem muita técnica e eu imitava a Dua Lipa já de bobeira em casa Mas quando eu fui fazer o vídeo eu olhei e falei: ‘Caraca, a Dua Lipa tem muita técnica!’. Como eu falo no vídeo, tem um equilíbrio entre cobertura e ataque. E ela tem essa voz super especial para o pop, porque ela é mais coberta, ela é mais escura, ela tem uma maturidade. Perceber isso foi muito maneiro e reproduzir para ficar parecido mesmo. Tive que ficar escutando muito ela, botando, cantando junto com ela, foi um desafio”. Mas, para sua surpresa, o resultado ficou tão parecido que o vídeo viralizou; e Elize não entendeu direito no início.
Além da música, Elize aproveitou uma oportunidade de intercâmbio acadêmico para estudar em Coimbra, Portugal. Embora o objetivo fosse aprofundar seus estudos jurídicos, ela não resistiu à forte cultura musical de rua local e passou a se apresentar em praças, encantando turistas e fazendo amizades com outros músicos. “Eu sempre gostei muito da cultura japonesa, e estudei japonês pequena; então fui me acostumando com a forma de falar e cantar, que é totalmente diferente. A gente conecta mais as sílabas. A língua japonesa é muito quadrada, eles têm uma quantidade de fonemas que eles conseguem pronunciar; ao contrário do português, que é uma das línguas que tem mais fonemas no mundo, então é realmente um outro universo”, contou.
Para Elize, essa diferença linguística reforça o quanto a distância territorial, sentida nas longas 36 horas de viagem até o Japão, influencia a forma como cada cultura constrói seu próprio universo.
Vencedora em reality show japonês
A capacidade de reinventar vozes, de Gaga ao Google Tradutor, virou sua marca registrada no YouTube. Tudo começou com timidez, mas após vencer o “Monomane the World”, reality japonês que reúne estrangeiros imitando cantores japoneses, ela percebeu que tinha algo a entregar. O resultado: vitória entre 160 concorrentes de 37 países ao interpretar “Makenaide” da vocalista Izumi Sakai; e um troféu de 1 metro vindo direto do Japão para o Brasil.
“Fiz vídeos cantando City Pop, esse gênero. O pessoal lá do Japão me descobriu, mas me pediram para cantar J-Pop, uma música de uma cantora muito famosa – que o pessoal até brinca que é o segundo hino do Japão! É uma música que se chama ‘Makenaide’, que significa ‘não desista’. E aí, enfim, acho que tocou muito o coração das pessoas, porque todo mundo conhece essa música. Lá eu não gravei, mas quando eu voltei, eu juntei a minha banda e a gente gravou a música que eu cantei lá”, relembrou a artista.
Com vídeos em até cinco línguas diferentes em seu canal no YouTube, hoje conta com mais de 89 mil inscritos e um de seus covers, da canção “Stay With Me”, já atingiu mais de 2 milhões de visualizações. Fãs se encantam com a autenticidade das imitações e com a forma leve de ensinar, num clima que mistura “como imitar a Diva X” com sensibilidade musical pura.
Próximos trabalhos
A trajetória da carioca é um carrossel de referências plurais, desde memórias de Lady Gaga no show escolar; até City Pop, J-Pop, melodias melancólicas do Brasil, idiomas variados – e ela não quer parar por aí.
No radar: um projeto autoral sai no ano que vem. O perfeccionismo até contava o contrário, mas Elize decidiu que “chegou a hora”. Já escolheu repertório e está em produção; até 2026 podemos esperar canções que reflitam a mistura e técnica afiada, repertório versátil e identidade própria.
Até lá, Elize conta que continuará com criação de conteúdo para “ensinar” seus seguidores a cantar. E dessa vez, spoiler: os próximos vídeos devem ser com cantores nacionais!
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.