Fafá de Belém se revolta com “exclusão” dos artistas do Norte no Rock in Rio
O vice-presidente do festival declarou que escolheram estilos que acreditam "que tem a ver com o festival" para o dia em homenagem ao Brasil
O fato da organização do Rock in Rio criar o Dia do Brasil no evento para celebrar a história da música brasileira, incluindo cantores sertanejos entre outros, tem revoltado outros gêneros do Brasil, um país tão diverso quanto em relação a estilos musicais. Nesta terça-feira (30/4) a artista Fafá de Belém registrou a sua indignação por ela e outros artistas do norte serem excluídos do festival.
“O maior festival de música do país tem um DIA BRASIL e nos coloca da porta pra fora. Mais uma vez nos provam que o norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool [legal]. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito! @zericardooficial @Rock in Rio!!!”, escreveu Fafá de Belém indignada em uma rede social.
Veja as fotos
Na foto da publicação em que aparecem vários cantores brasileiros, dos mais diversos gêneros musicais, a cantora questiona se a cultura nortista não faz parte do país para ser incluída no Dia do Brasil. Ela também citou os ritmos nascentes no Norte do país, assim como listou nomes de cantores da mesma região.
“Onde está o carimbó, o siriá, o boi bumbá, o Caprichoso, o Garantido, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Joelma Klaudia, Gangue do Eletro, aparelhagens (Carabao, Crocodilo, Tupinambá), Nilson Chaves, Arthur Nogueira, Suraras do Tapajós, Kae Guajajara, Guitarradas do Pará, o tecnobrega, artistas indígenas, e TANTOS OUTROS que levam a cultura do norte no seu sangue e na sua vida? O Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara”, ironizou Fafá marcando o vice-presidente artístico do Rock in Rio, Zé Ricardo e o próprio Rock in Rio na publicação.
Dia do Brasil
Em 2024, Rock in Rio comemora 40 anos de existência. Para celebrar a data, os organizadores criaram o Dia do Brasil, que ocorrerá em 21 de setembro. No dia, cantores dos mais diversos gêneros vão cantar, como sertanejo, samba, MPB, bossa nova, música clássica, rap, trap e pop nacional.
Essas apresentações serão de forma simultânea, ou seja, cada palco vai ter suas atrações ao mesmo tempo.
O vice-presidente artístico do Rock in Rio, Zé Ricardo, explicou que eles quiseram homenagear os estilos musicais brasileiros, considerando os que têm a ver com o festival.
“A campanha do Rock in Rio esse ano é Rock in Rio 40 anos e pra sempre. Por isso a gente resolveu homenagear vários estilos da música brasileira. Estilos que a gente acredita que têm a ver com o festival. E estilos novos que nós estamos abrindo a porta pra entrar no festival. Então, vocês vão ver só shows exclusivos no Dia do Brasil. Com artistas como Capital Inicial, Detonautas, NX0, Pitty. Todos num show de uma hora e meia. Cada um cantando três músicas, gerando interações”, afirmou o vice-presidente artístico ao G1.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.