Liniker: Conheça a cantora que venceu as 4 principais categorias do Prêmio Multishow 2024
Ao todo, Liniker foi indicada em 11 categorias e levou quatro delas: Capa do Ano, MPB do Ano, Álbum do Ano e Artista do Ano
A noite desta terça-feira (4/12) foi histórica para Liniker no Prêmio Multishow 2024. A cantora e compositora, conhecida por sua linda voz e melodias emocionantes, se destacou entre os maiores nomes da música brasileira, ao conquistar o troféu em 4 categorias da premiação, entre eles o mais cobiçado da noite Artista do Ano.
Ao todo, a artista foi indicada em 11 categorias e levou quatro delas: Capa do Ano, MPB do Ano, Álbum do Ano e Artista do Ano. Muito emocionada, Liniker foi às lágrimas quando foi reconhecida como a maior e fez um lindo discurso.
“Agradecimento imensamente por ser ouvida na realidade de um país e amordaçar de forma transparente, tantas pessoas, sentimentos, realidades, como a que modo que sou, que sempre só pensou em sonhar e poder se nutrir do próprio sonho”, disse, recebendo aplausos de todos os presentes.
Veja as fotos
Quem é Liniker?
Natural de Araraquara, no interior de São Paulo, Liniker de Barros Ferreira Campos iniciou sua carreira musical em 2015 como líder da banda Liniker e os Caramelows. O lançamento do EP Cru e da faixa Zero marcou sua entrada no cenário musical, conquistando o público com sua mistura única de soul, MPB e R&B.
Após cinco anos de sucesso com a banda, Liniker seguiu carreira solo e, em 2022, fez história ao se tornar a primeira travesti a vencer o Grammy Latino, com o álbum Indigo Borboleta Anil. O reconhecimento internacional solidificou sua posição como uma das artistas mais importantes do Brasil. Em 2023, ela quebrou mais um paradigma ao ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Cultura, tornando-se a primeira mulher trans a integrar a instituição.
O impacto de CAJU
Em 2024, Liniker lançou o aclamado álbum CAJU, que rapidamente se destacou como um dos maiores sucessos do ano. O trabalho, que mistura a riqueza da MPB com uma abordagem contemporânea e intimista, recebeu elogios da crítica e atingiu mais de 6 milhões de reproduções no Spotify.
CAJU rendeu a Liniker três dos quatro prêmios que levou no Multishow: Capa do Ano, pela estética impecável do projeto; MPB do Ano, pela força das composições; e Álbum do Ano, reafirmando sua capacidade de emocionar e inovar.
Artista do Ano
Encerrando a noite com chave de ouro, Liniker foi consagrada Artista do Ano, a principal categoria do Prêmio Multishow. Ao receber o troféu, fez um discurso poderoso sobre a força das minorias e a importância de acreditar nos próprios sonhos:
“Mesmo sendo o Brasil, essa imensidão potente e explosiva que somos. Ser reconhecida como vencedora nessa categoria, com esse disco, que eu sonhei primeiro sozinha, que depois construí como tantas outras mãos, aponta não só ao futuro, mas brinda o presente com o melhor que eu pude fazer pra mim no resgate de quem acreditar em quem eu sou e me permitir existir.”
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.