Spotify começa a punir artistas após denúncia da máfia de robôs e músicas são banidas
Artistas se surpreenderam nesta quarta-feira (27/3) ao saberem que suas músicas foram notificadas e retiradas da plataforma
Após a série de reportagens do portal LeoDias, que denunciaram a máfia de robôs do Spotify, a plataforma passou a punir duramente alguns artistas. A movimentação começou nessa quarta-feira (27/3), após cantores se depararem com suas músicas banidas do streaming.
O Spotify passou a enviar e-mails notificando aos artistas de que seus perfis passariam por uma análise, após serem considerados suspeitos de usufruir da ajuda de robôs para alavancarem faixas. Quem passou no teste, teve suas faixas recolocadas na manhã desta quinta-feira (28/3), podendo sofrer ainda com algumas instabilidades nas próximas 48 horas.
O portal LeoDias entrou em contato com a assessoria de imprensa do Spotify, que até o fechamento desta matéria não deu retorno.
A máfia do Spotify
Neste mês de março, o portal LeoDias produziu uma série de reportagens denunciando a operação por trás da chamada máfia do Spotify, que usa robôs, também conhecidos como “bots”, como um dos principais mecanismos para fazer uma música saltar no ranking da plataforma.
Desde a primeira denúncia, o Spotify mostrou-se ativo em tentar driblar a prática fraudulenta no streaming e chegou a avisar gravadoras que vai retirar ganhos de artistas que forem pegos utilizando robôs para crescer no ranking, assim como também pretende implantar mecanismos que responsabilizem gravadoras e distribuidoras.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.