Adepto da “teoria da prosperidade”, pastor Todd White é acusado de uso indevido de doações
A delação partiu de um grupo de ex-líderes e ex-funcionários do ministério Lifestyle Christianity — criado em 2014 por White, com sede em Watauga, no Texas (EUA)

Famoso mundialmente por pregações da chamada “teoria da prosperidade”, o pastor estadunidense Todd White foi acusado de uso indevido de ofertas, dízimos e doações. A delação partiu de um grupo de ex-líderes e ex-funcionários do ministério Lifestyle Christianity — criado em 2014 por White, com sede em Watauga, no Texas (EUA). Os ex-membros da congregação evangélica divulgaram uma carta aberta com uma extensa lista de denúncias, incluindo violência doméstica contra sua filha, que o desqualificam para o cargo de líder cristão.
Divulgada pelo site norte-americano Protestia, a “Carta aberta a Todd White” detalha o que seriam anos de mentiras e abusos. “Todd prega um estilo de vida que ele pessoalmente não segue. Prega contra o pecado e a libertação do pecado, mas ele é o mentiroso mais prolífico que já conhecemos”, inicia o documento.
Entre as acusações estão a de que o pastor teria desviado 100 mil dólares, valor arrecadado entre os fiéis da Lifestyle Christianity para melhorias no ministério infantil. Porém, o espaço nunca recebeu tais melhorias e foi encerrado um ano após as doações. Ele também teria utilizado indevidamente 20 mil dólares, que seriam para a compra de um colete médico, que nunca foi adquirido pela instituição.
Veja as fotos
Uso comercial da fé
Os ex-membros da igreja também acusam o pastor de utilizar recursos da igreja para contratar seguranças particulares. Além de solicitar que ministérios parceiros fizessem cheques diretamente em seu nome, contrariando o protocolo do conselho administrativo. Na tentativa de manter suas ações em oculto, Todd recusava-se a ser supervisionado, mesmo por membros da diretoria. E, quando confrontado, removia quem tentava responsabilizá-lo.
De acordo com o documento, o pastor tentou levar o avivamento do seminário de Asbury para seu ministério como forma de aliviar crises financeiras da congregação. Os ex-membros da igreja também questionam supostas curas milagrosas de saúde difundidas pelo pastor: “Todd declarou ter sido liberto de sua apneia do sono há quatro anos, mas não foi. Ele também compartilhou fotos de “antes e depois”, quando ganhou músculos, alegando que Deus o ensinou como se tornar saudável e em forma — mas mais tarde foi revelado que ele havia se submetido a lipoaspiração e reposição hormonal”, diz o documento.
Presença no Brasil
Todd White esteve no Brasil em fevereiro de 2020, participando do evento “The Send”, realizado em Brasília. Na ocasião, destacou-se a presença do então presidente Jair Bolsonaro (PL), que aproveitou o encontro evangélico para declarar sua fé em Jesus Cristo durante o evento que lotou o estádio Mané Garrincha (Eixo Monumental).
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.