“O Brasil não vai sair da mesa de negociação”, garante Haddad sobre tarifaço Trump usa inteligência artificial para atacar Obama após novo relatório de espionagem eleitoral Anvisa proíbe venda de xarope, vitamina C e outros produtos irregulares; veja a lista
“O Brasil não vai sair da mesa de negociação”, garante Haddad sobre tarifaço Trump usa inteligência artificial para atacar Obama após novo relatório de espionagem eleitoral Anvisa proíbe venda de xarope, vitamina C e outros produtos irregulares; veja a lista

Anel de Papa Francisco deve ser destruído em rito que marca o fim de seu papado

Papa Francisco quebrou tradições ao escolher um Anel do Pescador mais simples e recusar o tradicional beijo dos fiéis

Whatsapp telegram facebook twitter

              Nesta segunda-feira, (21/4), o Papa Francisco morreu aos 88 anos em sua residência oficial no Vaticano, em Roma. O Anel do Pescador, símbolo usado por ele, deve ser destruído em um ritual que marca o fim de seu papado. Conhecido por romper tradições, o pontífice escolheu um modelo simples e dispensou o tradicional beijo dos fieis na joia.

              O que é o Anel do Pescador?

              O Anel do Pescador, uma longa tradição na Igreja Católica, tem o desenho de São Pedro pescando em um barco, e era usado pelos papas como uma forma de assinar documentos oficiais. Essa prática perdurou até o século XIX, quando o anel foi substituído por um carimbo oficial. Mesmo assim, a joia se manteve como um símbolo e costuma ser entregue na missa inaugural do pontífice.  

              Veja as fotos

              Foto/Globo
              Anel do Papa FranciscoFoto/Globo
              Vatican News/Reprodução
              Papa Francisco acena para fiéisVatican News/Reprodução
              Reprodução Instagram
              Papa Francisco saudou cerca de 40 mil fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano, em Roma, na ItáliaReprodução Instagram
              Reprodução: Instagram
              Papa Francisco se recupera de pneumonia em casa, em Roma, na Itália. Ele recebeu alta em 23 de marçoReprodução: Instagram
              Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images
              Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images

              Francisco rompeu tradições:

              Além disso, o anel sempre foi visto como um símbolo de respeito, com os fieis costumando se ajoelhar e beijá-lo em sinal de veneração. Papa Francisco, no entanto, rompeu com essa tradição. Em alguns momentos, foi possível vê-lo afastar a mão quando os fieis tentavam beijar o anel que usava na mão direita, por questões de higiene.  

              Francisco também quebrou protocolos ao escolher um modelo mais simples para o Anel do Pescador, em prata dourada, em vez de usar materiais reciclados dos anéis de pontífices anteriores, como era costume. Isso porque a Igreja, por tradição, costuma destruir o anel em uma cerimônia simbólica e ele não pode ser usado por outros papas.

              Tradicionalmente, a joia é esmagada na presença de outros cardeais e faz referência ao período em que o anel era usado como selo, com a destruição sendo uma medida para evitar falsificação de documentos. Embora não tenha mais a função original, o rito permaneceu, com uma modificação significativa durante o papado de Bento XVI. 

              Quando Bento renunciou, o anel não foi destruído, mas marcado com uma cruz. O Vaticano ainda não se pronunciou oficialmente sobre como será realizado o rito em relação ao Anel do Pescador de Francisco, mas a expectativa é que ele seja destruído, seguindo a tradição que marca o fim do papado após a eleição de um novo Papa.

              Fique por dentro!

              Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

              Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

              Whatsapp telegram facebook twitter