Pablo Marçal é condenado pela Justiça Eleitoral de SP e fica inelegível por oito anos É golpe! Marina Ruy Barbosa não pediu doações para criança com câncer em vídeo
Pablo Marçal é condenado pela Justiça Eleitoral de SP e fica inelegível por oito anos É golpe! Marina Ruy Barbosa não pediu doações para criança com câncer em vídeo

Crise respiratória e transfusão agravam quadro de saúde de Papa Francisco, diz boletim

O sacerdote católico enfrenta pneumonia grave e recebe oxigênio de alto fluxo; prognóstico é reservado

Whatsapp telegram facebook twitter

          O estado de saúde do Papa Francisco se agravou neste sábado (22/2), conforme divulgado por um novo boletim médico da Policlínica Gemelli, em Roma. Pela primeira vez em oito dias de internação, o quadro foi descrito como “crítico”. O pontífice, de 86 anos, foi hospitalizado devido a uma bronquite que evoluiu para pneumonia nos dois pulmões.

          De acordo com o comunicado, o Papa teve uma crise respiratória asmática prolongada e precisou de oxigênio de alto fluxo. Além disso, apresentou plaquetopenia (queda no número de plaquetas) associada a anemia, o que exigiu uma transfusão de sangue. Apesar do agravamento, o boletim afirma que Francisco permanece acordado e atento, tendo passado o dia na poltrona, embora em condição de maior sofrimento em comparação ao dia anterior.

          Veja as fotos

          Papa Francisco - Foto: Reprodução/Instagram
          Papa Francisco - Foto: Reprodução/Instagram
          Reprodução Instagram
          Papa FranciscoReprodução Instagram
          Reprodução / YouTube - El País
          Papa FranciscoReprodução / YouTube - El País

          “Esta manhã, o papa teve uma longa crise respiratória, semelhante à asma, e precisou de oxigênio de alto fluxo. Os exames de sangue indicaram uma plaquetopenia, associada a uma anemia, que exigiu uma transfusão de sangue. O papa Francisco continua acordado e atento, e passou o dia na poltrona, mesmo sofrendo mais do que ontem. No momento, o prognóstico é reservado”, diz a nota.

          Especialistas consultados pelo Jornal Nacional explicaram a gravidade da situação. Segundo a pneumologista brasileira Margareth Dalcuomo, o uso de oxigênio de alto fluxo indica um agravamento agudo do quadro respiratório, com necessidade de suporte acima de 10 litros por minuto. Já o pneumologista André Nathan Costa destacou que a plaquetopenia pode indicar um acometimento sistêmico mais grave, não restrito apenas aos pulmões.

          O Papa Francisco está internado desde a última sexta-feira (14/2). Embora não haja risco imediato de morte, o prognóstico permanece reservado. Neste domingo (23/2), ele participará da oração do Angelus apenas por meio de um texto escrito, que será divulgado ao meio-dia no horário de Roma (8h em Brasília).

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter