Ministra Marina Silva é internada após mal-estar em Brasília; quadro é estável Caso Ana Beatriz: mãe confessa ter matado a bebê recém-nascida e relata crime
Ministra Marina Silva é internada após mal-estar em Brasília; quadro é estável Caso Ana Beatriz: mãe confessa ter matado a bebê recém-nascida e relata crime

Entenda como funciona o sistema do Google que emitiu alerta de terremoto em SP e RJ

Apesar do aviso emitido pelo Google, a Defesa Civil de São Paulo afirmou que não houve registro de terremoto no estado

Whatsapp telegram facebook twitter
          Na madrugada desta sexta-feira (14/2), por volta das 2h20, diversos usuários de dispositivos Android em São Paulo e no Rio de Janeiro receberam um alerta inesperado sobre um possível terremoto no mar, localizado a aproximadamente 55 km de Ubatuba. O aviso foi emitido pelo Sistema de Alertas de Terremoto do sistema operacional Android, que pertence ao Google e utiliza smartphones como sensores para detectar tremores.
          Entretanto, por volta das 3h10, a Defesa Civil de São Paulo esclareceu que não havia emitido qualquer notificação sobre terremoto naquela madrugada. Além disso, as equipes das defesas civis municipais também não registraram nenhuma ocorrência relacionada ao suposto tremor.

          Veja as fotos

          Alerta de terremoto no Brasil durante a madrugada
          Alerta de terremoto no Brasil durante a madrugada
          Alerta de terremoto no Brasil durante a madrugada
          Alerta de terremoto no Brasil durante a madrugada
          Reprodução (X)
          Reprodução (X)
          O Google explica que seu sistema de alertas se baseia no uso dos acelerômetros dos celulares Android. Esses sensores, responsáveis por medir a velocidade e vibrações, identificam movimentações incomuns e enviam dados ao servidor da empresa para análise.
          “Se o telefone detectar algo que ele acha que pode ser um terremoto, ele envia um sinal para o nosso servidor de detecção de terremotos, junto com uma localização aproximada de onde o tremor ocorreu. O servidor então combina informações de muitos telefones para descobrir se um terremoto está acontecendo.”
          Os alertas foram recebidos por moradores das capitais paulista e fluminense, informando o horário e a possibilidade de tremores na região.

          Dois tipos de alerta

          O sistema do Google dispõe de duas modalidades de notificação para tremores detectados. No entanto, ainda não foi confirmado qual delas foi acionada no episódio desta sexta-feira.
          “Esteja ciente do alerta (Fraco/Leve)”: Trata-se de um aviso discreto, exibido apenas quando um tremor de magnitude 4,5 ou superior ocorre com intensidade leve. Neste caso, o sistema respeita as configurações de som do celular, ou seja, não emite alertas sonoros caso o aparelho esteja no modo silencioso.
          “Alerta de ação (Moderado/Extremo)”: Esse tipo de notificação é mais incisivo e tem o objetivo de orientar as pessoas a tomarem medidas de proteção. Ele é ativado para tremores de magnitude 4,5 ou superior com intensidade moderada ou forte. Quando acionado, ignora as configurações do aparelho, ativando a tela e emitindo um som alto para chamar a atenção do usuário.
          A magnitude informada no alerta da madrugada variou entre 4,2 e 5,5.

          Defesa Civil nega tremor

          Apesar do aviso emitido pelo Google, a Defesa Civil de São Paulo afirmou que não houve registro de terremoto no estado.
          “Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”, publicou o órgão em seu perfil na rede social X (antigo Twitter).
          O Centro de Sismologia da USP também declarou que não identificou nenhum abalo sísmico na região durante a madrugada.
          “Não há nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento”, reforçou a Defesa Civil em comunicado oficial.
          O portal LeoDias procurou o Google, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter