PF encontra anotações suspeitas em apartamento de ex-presidente do INSS
PF encontra anotações suspeitas em apartamento de ex-presidente do INSS

Fumaça preta no Vaticano: cardeais ainda não definiram o novo Papa

Fumaça preta indica que o primeiro dia de conclave terminou sem definição do novo Papa

Whatsapp telegram facebook twitter

          Nesta quarta-feira (7/5), os olhos do mundo se voltaram mais uma vez para a chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, onde a fumaça preta voltou a subir. O sinal, que informa ao povo o resultado das votações do conclave, indicou que os cardeais ainda não chegaram a um consenso sobre o nome do novo pontífice. A expectativa pela eleição do sucessor do Papa Francisco segue intensa entre os fiéis.      

          Nenhum dos 133 cardeais eleitores obteve os dois terços dos votos necessários para assumir o cargo de pontífice. A Sé de Pedro está vaga desde a morte do Papa Francisco, ocorrida no mês passado, o que deu início ao processo canônico para a escolha do seu sucessor.

          Veja as fotos

          Reprodução Metrópoles
          Reprodução Metrópoles
          Reprodução
          Reprodução
          Foto: Vatican Media Divisione Foto
          Foto: Vatican Media Divisione Foto
          Reprodução Vatican News
          Freira amiga íntima de Papa Francisco é autorizada a chegar perto do caixãoReprodução Vatican News
          Reprodução Vatican News
          Papa Francisco acenandoReprodução Vatican News

          O conclave teve início após a celebração da missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, realizada na Basílica de São Pedro na manhã desta quarta. Após a cerimônia, os cardeais seguiram em procissão até a Capela Sistina, onde oficialmente se desligaram do mundo e da comunicação externa. A palavra “conclave” vem do latim cum clave, que significa “com chave”, em referência ao isolamento necessário durante o processo de votação. Nenhum  cardeal pode sair, nem ter contato com o mundo exterior, até que um novo Papa seja eleito.

          Antes da primeira votação, todos os cardeais participantes prestaram juramento individual, se comprometendo com o segredo absoluto sobre os debates e os votos realizados. A partir desse ponto, todo o processo passa a seguir normas estabelecidas pela constituição apostólica Universi Dominici Gregis, promulgada por João Paulo II e atualizada por seus sucessores.  

          A próxima votação está marcada para a manhã de quinta-feira (8/5), quando os cardeais retomarão as discussões em busca de um consenso. Caso ainda não haja definição, novas rodadas serão realizadas ao longo do dia. A eleição de um novo pontífice só é confirmada quando a fumaça branca emerge da chaminé, acompanhada do tradicional anúncio latino “Habemus Papam”.          

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Tags:,
          Whatsapp telegram facebook twitter