Joe Biden se pronuncia pela primeira vez: “Não se pode amar o país só quando se vence”
O presidente da potência mundial falou com Trump após vitória do republicano nas eleições deste ano
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos da América, fez seu primeiro pronunciamento nesta quinta-feira (7/11), após a vitória do adversário, Donald Trump nas eleições ocorridas nesta terça-feira (5/11).
Veja as fotos
O discurso foi feito em tom democrático e respeitoso. Antes, o ex-presidente já havia se pronunciado nas redes sociais; porém, sem citar Trump. Na publicação, ele elogia a apoiadora, Kamala Harris, que perdeu por 226 colégios eleitorais contra 295 de Trump. Nos Estados Unidos, ganha quem conseguir a maioria dos votos em 270 colégios eleitorais, conforme projeções da agência de notícias Associated Press.
No discurso desta quinta-feira, Biden afirmou que a vontade do povo sempre prevalece numa democracia e parabenizou Donald Trump pela sua vitória. “Ontem eu falei com o presidente eleito e assegurei que coordenarei todo o meu governo para fazer uma transição de governo pacífica e em ordem”, disse.
Biden também afirmou que conversou com Kamala Harris e a elogiou: “Ela tem um grande caráter. Ela trouxe todo o seu coração com todo o esforço”.
Logo depois, o democrata reconheceu que as eleições foram justas e que é necessário aceitar o que o povo escolheu em sua maioria. “Você não pode amar o seu país apenas quando você vence. Você não pode amar o seu vizinho apenas quando você concorda com ele. Não importa em quem você vote, precisamos ver nossos adversários como americanos, como compatriotas”, completou Biden, lembrando que é preciso acreditar nas urnas e na transparência do sistema eleitoral.
Ao final, o presidente afirmou que trabalhará até o fim de seu mandato, em janeiro, e que terão a “responsabilidade para fazer cada dia valer”.
Biden foi substituído na corrida pela Casa Branca por Kamala Harris, derrotada por Donald Trump. Essa é a segunda vez que ele é eleito presidente do país – representou a superpotência mundial entre os anos de 2017 e 2021. Entre suas propostas polêmicas, Trump planeja terminar de construir o muro entre os Estados Unidos e o México para expulsar todos imigrantes ilegais no país e instituir a pena de morte para traficantes de drogas.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.