Ondas gigantes, baleias mortas e inundações: terremoto na Rússia assusta o mundo
O terremoto gerou alertas de tsunami, que foram emitidos e resultaram em evacuações em diversas regiões costeiras, incluindo Japão, Havaí (EUA), Alasca (EUA), Canadá, México, Equador e Chile

Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu a Península de Kamchatka, no Extremo Oriente da Rússia, na manhã de quarta-feira, 30 de julho (horário local). Este foi um dos terremotos mais poderosos já registrados: o mais forte na região desde 1952 e o sexto maior desde que os registros começaram, com imagens chocantes circulando nas redes sociais.
O terremoto gerou alertas de tsunami, que foram emitidos e resultaram em evacuações em diversas regiões costeiras, incluindo, além da própria Rússia, Japão, Havaí (EUA), Alasca (EUA), Canadá, México, Equador, Chile e outras ilhas do Pacífico. Ondas de até 4 metros atingiram Severo-Kurilsk, nas Ilhas Curilas, e a Península de Kamchatka, enquanto ondas menores — mas ainda perigosas — foram observadas em outras partes do Oceano Pacífico.
Veja as fotos
Ondas chegando no Japão
Em um dos vídeos que geraram grande repercussão, é possível ver ondas gigantescas se aproximando do Japão. Quase dois milhões de pessoas foram orientadas a evacuar as áreas costeiras, desde a ilha de Hokkaido, no norte, até a prefeitura de Wakayama, no sul.
🚨URGENTE: O Tsunami está chegando no Japão https://t.co/rMhu7UyO8c pic.twitter.com/14mY6NnpN2
— Astronomiaum (@astronomiaum) July 30, 2025
Baleias mortas
Outras imagens impactantes mostram que a mídia japonesa registrou o impacto no ecossistema, já que aproximadamente quatro baleias foram encontradas mortas na costa do país pouco antes do alerta do tsunami. Os registros deixaram os internautas arrasados com a situação surpreendente.
Eu estou em choque com essas imagens https://t.co/52skWTQe1O pic.twitter.com/GZmzkfYNjX
— Astronomiaum (@astronomiaum) July 30, 2025
Movimentação no mar do Japão
Enquanto isso, imagens de segurança do Porto de Kuji, na província de Iwate, no Japão, exibem o nível da maré subindo e descendo rapidamente. Em um dos momentos, a água chega a ameaçar transbordar o cais — algo comum em casos de tsunamis que causam inundações.
Esta é uma filmagem do Porto de Kuji, na província de Iwate (Japão). O nível da maré sobe e desce repetidamente, e agora está tão alto que está quase transbordando o cais. Se os tsunamis continuarem a se espalhar e a maré subir, há risco de inundações.pic.twitter.com/ADaIjOuhdb
— Astronomiaum (@astronomiaum) July 30, 2025
Inundações na Rússia e Havaí
As autoridades continuam monitorando os sinais, e uma emissora de TV também levou ao ar cenas impressionantes de inundações causadas pelas ondas no leste da Rússia. O mesmo ocorreu no Havaí, onde ondas enormes atingiram a cidade de Hilo.
Inundações causadas por tsunami no leste da Rússia após terremoto de magnitude 8,8.
pic.twitter.com/ibQdNLJzQx— Astronomiaum (@astronomiaum) July 30, 2025
Inundações em Hilo, Havaí, enquanto ondas de tsunami causadas pelo terremoto de magnitude 8,8 na costa de Kamchatka atingem… pic.twitter.com/cVmFtiBpkF
— Astronomiaum (@astronomiaum) July 30, 2025
Pássaros no céu da Califórnia
Moradores locais também registraram imagens de milhares de pássaros aparentemente fugindo em Newport Beach, na Califórnia, onde também foram emitidos alertas. A população ficou assustada, já que é cientificamente reconhecido que alguns animais, incluindo pássaros, podem exibir comportamentos incomuns antes de desastres naturais.
🚨ATENÇÃO: Milhares de pássaros estão fugindo repentinamente de Newport Beach, Califórnia, todos de uma vez. Os moradores locais estão perplexos. Alguns dizem que sentem como se tivessem detectado algo incomum. A natureza sempre sente primeiro pic.twitter.com/WZglaALHWV
— Astronomiaum (@astronomiaum) July 30, 2025
Leões-marinhos fugindo
Um momento impactante ocorreu na ilha russa de Sakhalin, onde dezenas de leões-marinhos fugiram pulando no mar para se proteger dos deslizamentos de terra causados pelos tremores na região.
🦭🌊 Não só seres humanos: leões-marinhos-de-steller fogem do terremoto em Sakhalin
Dezenas de leões-marinhos-de-steller foram vistos pulando no mar revolto da região russa de Sakhalin para se salvar de um deslizamento de terra.
Segundo as autoridades regionais, a dinâmica dos… pic.twitter.com/D8TUS1pTMn
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) July 30, 2025
Chegada do terremoto
O momento do terremoto na Rússia foi assustador por conta da sua grande magnitude, causando um enorme desespero em moradores locais. Inclusive, um vídeo mostra que alguns médicos enfrentaram um grande problema ao realizar uma cirurgia durante o fenômeno. Felizmente, eles conseguiram seguir com o procedimento em seguida.
Vídeo mostra o exato momento em que um terremoto de magnitude 8.8 atinge a Rússia durante uma cirurgia em um hospital. pic.twitter.com/Ks3E3Sdto3
— POPTime (@siteptbr) July 30, 2025
Mar recua no Equador
Vídeos e relatos chocantes foram registrados no Equador, onde moradores locais afirmam que o mar começou a desaparecer e embarcações ficaram encalhadas na areia. O fenômeno é um sinal clássico de um tsunami iminente, isso antes de ondas grandes chegarem.
🚨 Atenção l Moradores do Equador mostram que a água do mar sumiu após o terremoto na Rússia. pic.twitter.com/7OYCjATx6x
— Notícias Paralelas (@NP__Oficial) July 30, 2025
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.