Pilotos comentam o que levou à queda de avião em Vinhedo (SP): “Formação de gelo”. Ouça!
Em áudios, pilotos relataram presença de gelo nas nuvens nas proximidades de onde aconteceu a queda
A tragédia do voo 2283, da VoePass, que vitimou 61 pessoas na manhã desta sexta-feira (9/8), gerou repercussão entre pilotos de aeronaves por todo o Brasil, preocupados com as condições climáticas. Segundo áudios, várias partes do país estão sendo atingidas por uma massa polar com baixas temperaturas.
A principal hipótese até o momento é que uma falha no sistema anticongelamento do ATR-72-500 tenha gerado um acúmulo de gelo, fazendo a aeronave girar em parafuso até colidir com o solo – condição chamada de “estol”.
Veja as fotos
Pilotos repercutem
Nos áudios de pilotos, um deles chega a relatar que “nunca viu” a quantidade de gelo que estava sendo formada nas nuvens, afirmando que recebeu um “alerta da academia [de pilotos]”.
“Muito gelo hoje, difícil. Nunca vi isso. Inclusive fomos alertados pela academia. Formação severa de gelo, estava mesmo com muito gelo”, contou.
Um piloto mais experiente relatou que o modelo da aeronave que caiu em Vinhedo (SP) “não são bons no gelo”, afirmando que no caminho que fez saindo de Mato Grosso tinha uma massa polar com “gelo severo”.
“Cara, eu vim agora do Mato Grosso para cá. Gelo, mas gelo severo. Gelo, gelo, gelo pra caralho. Esses ATR (modelo do avião) não são bons no gelo”, relatou.
Áudio entre pilotos, em um grupo de Whatsapp, apontam para a formação de gêlo como causa da queda do ATR72-500 pic.twitter.com/OgJrXiWVqD
— Terra Brasilis (@Terra__Brasilis) August 9, 2024
O acidente
Na manhã desta sexta-feira (9/8), um avião da VoePass, antiga Passaredo, caiu na região do bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo. A aeronave saiu de Cascavel (PR) e tinha como destino a cidade de Guarulhos (SP).
Morreram 57 passageiros e quatro tripulantes, de acordo com informações da companhia aérea. Familiares das vítimas estão sendo recebidas por uma equipe da Prefeitura de Cascavel (PR), no aeroporto da cidade. A lista com nomes não foi divulgada ainda.
Nota oficial da VoePass
A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283 – avião PS – VPB, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR às 11h46 com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes.
A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local.
Neste momento, a VOEPASS Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente.
Informações para familiares, colaboradores e interessados também podem ser obtidas por meio do telefone 0800 9419712, disponível 24h.
A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.