Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP Saiba qual é o nome escolhido por Luan Santana e Jade Magalhães para filha
Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP Saiba qual é o nome escolhido por Luan Santana e Jade Magalhães para filha

Quem foi José Menendez, empresário famoso assassinado pelos filhos e acusado de abuso

Empresário cubano chegou nos EUA ainda adolescente e teve ascensão dentro da indústria do entretenimento

Whatsapp telegram facebook twitter

José Menendez foi morto em agosto de 1989, quando tinha 45 anos, por seus próprios filhos. No crime, sua esposa Kitty Menendez, de 41 anos, também foi brutalmente assassinada. No entanto,  mais de 30 anos depois, evidências apontaram que o pai de Erick e Lyle, cometia abusos sexuais contra seus próprios filhos e também contra o ex-integrante de Menudo, Roy Rosselló.

 

O empresário se mudou para os Estados Unidos após a chegada de Fidel Castro em seu país natal, Cuba, em 1959. Sem saber falar inglês, ainda adolescente com aproximadamente 16 anos, seus pais decidiram enviá-lo para uma pequena cidade na Pensilvânia, Hazleton, onde morou no sótão da casa de um parente distante. 

Veja as fotos

Lyle e Erick Menendes em 1991
Lyle e Erick Menendes em 1991
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

“Ele era o único filho homem da família. Sua mãe o adorava, e enfatizava tanto seu machismo e sua imagem masculina que ele se tornou um pouco um monstro para os próprios pais. Era difícil controlá-lo”, contou uma vizinha da família para o documentário Verdade e Mentiras: Os Irmão Menéndez da ABC News.

 

O gosto pelo esporte fez José ganhar uma bolsa esportiva na Faculdade de Illinois, em Chicago, aos 19 anos, onde conheceu sua esposa. A promotora do primeiro julgamento do caso, Pam Bozanich,  descreve em primeiro julgamento que ele acreditava que “a vida era sobre ganhar.

 

Em sua carreira profissional, começou a trabalhar em uma empresa de contabilidade, depois em uma empresa de containers, até iniciar na locadora Hertz, empresa de grande porte nos EUA, onde subiu rapidamente de cargo. Dentro da empresa, possuía uma má reputação, onde supostamente tratava mal seus colegas de trabalho. 

 

Na década de 1980, o Senhor Menéndez passou para a divisão de entretenimento da RCA, empresa subordinada da Herz, lá, iniciou os trabalhos com música latina e logo alcançou o cargo de vice-presidente financeiro, de acordo com o jornalista Robert Rand. Depois, o empresário assinou com a banda porto-riquenha Menudos e o dueto Eurythmics, donos do hit Sweet Dreams. 

 

O jornalista afirma que Menudo teria se tornado sua obsessão e chegou a vir para o Brasil e Itália em turnê com o grupo. No entanto, um desentendimento com um executivo da empresa teria feito com que ele largasse o cargo. Foi nesse momento, que a família se mudou para a Califórnia, e passou a ganhar muito dinheiro trabalhando em uma produtora de cinema. 

 

Relacionamento abusivo com a família

 

A vida luxuosa que levavam escondia a suposta realidade vivida pelos filhos dentro de casa. Todos os conhecidos o descreviam como “alguém de quem você deveria ter medo”, afirmou uma repórter que cobriu o caso, Mary Jane Stevenson, em entrevista à ABC News.

 

Durante o primeiro julgamento, Erick e Lyle alegaram que sofriam abusos de seu pai. Erick por mais de dez anos, enquanto Lyle desde os 6 anos de idade. Em depoimento, o irmão mais velho descreveu com lágrimas no rosto o momento em que contou à mãe que o pai havia sido estuprado. Kitty, por sua vez, alegou que ele estava exagerando e que José o amava, apenas tinha que puni-lo quando fazia coisas erradas. 

 

Kitty Menendez teria tido o sonho de ser atriz, mas se dedicou à criação dos filhos por vontade do marido, que nesse meio tempo, ascendeu em sua carreira profissional diversas vezes. 

 

Em 2023, vieram à tona os abusos sofridos por Roy Rosselló, no documentário “Menendez + Menudo: Boys Betrayed”, disponível na Apple TV. O cantor dá detalhes de como foi abusado aos 14 anos na casa do empresário em Nova Jersey. 

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter