Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
vaidebet

Autor de Renascer mexe em vespeiro com crítica à Bíblia e à Palavra de Deus; entenda

Na cena, o diretor Bruno Luperi faz diálogo que questiona os "representantes de Deus" na terra

          Bruno Luperi escreveu uma cena em Renascer que promete dar dor de cabeça à Globo caso os cristãos se sintam ofendidos. No capítulo da novela das nove da Globo que vai ao ar na próxima quarta-feira, dia 5, Bento (Marcello Melo Jr) falará poucas e boas sobre a Bíblia e acusará os religiosos de enganarem os fiés em troca da longevidade da Igreja.

          A essa altura, Tião Galinha (Irahdhir Santos) estará fissurado pela leitura do livro sagrado, presente dado por pastor Lívio (Breno da Matta). O sonhador, no entanto, comentará com o advogado que não consegue entender muito bem o que está escrito na Bíblia e é aí que o filho de José Inocêncio (Marcos Palmeira) fará críticas pesadas à religião.

          “A bíblia é mesmo difícil de entender”, começará Bento. “Causa de quê que Deus ia escrevê um livro, se é pro povo que alê num consigui entendê?!”, perguntará. O advogado lembrará que o livro foi escrito por pessoas: “Primeiro que Deus não escreveu nada do que está aí. Ele, no máximo, inspirou, e olhe lá! Quem escreveu mesmo foram outras pessoas… aí já viu, né? A Bíblia tem sido usada mais é como cabresto”, falará.

          Veja as fotos

          Tião, interpretado por Irandhir Santos (TV Globo)
          Tião, interpretado por Irandhir Santos (TV Globo)
          José Bento, interpretado por Marcello Melo Jr.
          José Bento, interpretado por Marcello Melo Jr.
          Bruno Luperi, autor de Renascer
          Bruno Luperi, autor de Renascer

          Tião dirá que pastor Lívio falou que a Bíblia é um instrumento de liberdade. “Longe de mim criticar as escrituras sagradas, até porque não há crítica que possa ser feita ao maior best seller da humanidade! E apesar disso tudo, ela é ainda o livro menos compreendido! Se as pessoas entendessem o que está na Bíblia, elas iriam às Igrejas ou aos templos pra falar com Deus?”, perguntará.

          Tião arregalará os olhos, seguindo o fio da meada. “Se as pessoas tivessem livre acesso a Deus, elas não dependeriam de seus representantes em terra, e nem estariam sujeitas a toda sorte de interpretações mal intencionadas que muitos destes ‘pregadores’ fazem da Sua palavra em benefício próprio… não é? E eu te pergunto, senhor Sebastião da Galinha Preta: o que seria da Igreja e dos templos sem os fiéis? Como eles iriam sustentar a ‘obra de Deus’ sem o dinheiro que emana do suor do povo?”, provocará Bento.

          O marido de Joaninha (Alice Carvalho) começará a entender: “O sinhô tá querêno dizê que…”. “Se fosse do interesse de alguma religião que o povo entendesse o que a bíblia quer nos dizer, o povo já teria entendido isso há muito tempo”, completará. “E causa de quê que aqui fala que os bem aventurado são manso, porque vão herdá a terra… se ieu sô manso e nunca que herdei nada nessa minha vida?”, perguntará Tião.

          Bento será direto e reto: “E nem vai! Desculpe a franqueza, Tião, mas esse discurso da teologia da prosperidade que tem sido tão disseminado por esse mundão afora, só traz prosperidade mesmo pra quem fica com o dízimo!”. Tião vai absorvendo aquela “revelação”, desacreditado, e deixará cair para si: “Mái se a palavra de Deus é mêmo pra todos, causa de quê que, depois desses ano tudo, o povo num consegue entendê?!”.