Após 139h de greve de fome contra cassação, Glauber Braga apresenta sinais de fraqueza
O pedido de cassação foi aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados na última quarta-feira (9/4), decisão final deve ser votada em plenário

Após quase 140 horas cumprindo greve de fome, o deputado do PSOL, Glauber Braga (RJ), que está dormindo no Plenário 5 da Câmara dos Deputados, recebeu visita da ministra dos Direitos Humanos Macaé Evaristo e começou a apresentar os primeiros sinais de fraqueza, de acordo com assessoria. No local desde a última quarta-feira (9/4), Glauber Braga luta contra sua cassação, que foi aprovada pelo Conselho de Ética da casa legislativa.
Veja as fotos
O pedido de cassação foi feito depois que o parlamentar agrediu Gabriel Costenaro, um militante aliado ao Movimento Brasil Livre (MBL) que ofendeu a mãe do deputado, e que na época estava doente. Na ocasião o parlamentar expulsou o homem da Câmara dos Deputados com chutes, o que foi qualificado como quebra de decoro parlamentar.
Uma equipe médica acompanha o deputado de perto e realizou uma nova bateria de exames nesta segunda-feira (14/4). Em nota a assessoria informa: “De acordo com as recomendações médicas, Glauber está ingerindo isotônico e soro, além de água. A preocupação com as condições de saúde do parlamentar aumenta a cada hora, visto que Glauber já começou a apresentar sinais de fraqueza. A fim de evitar cansaço, as visitas estão mais restritas”.
Sobre a visita da ministra, Glauber afirma que o apoio e a solidariedade são importantes neste momento. “Foi uma conversa amena e de pura solidariedade. O apoio de figuras públicas, de políticos e da militância é o que nos dá esperança em tentar reverter esse processo de cassação”. O político não se comunica diretamente com a imprensa, todos os contatos são intermediados pela assessoria.
A decisão final pela cassação do deputado deve ser votada no plenário da Câmara, mas não tem data prevista para acontecer mesmo sob a pressão da greve de fome. Caso aprovada, o caso de Glauber Braga será inédito no Brasil, já que, até o momento, nenhum parlamentar teve seu mandato cassado pro agressão.
Sâmia Bomfim, esposa de Glauber Braga e também deputada pelo PSOL (RJ), vem compartilhando a luta do marido nas redes sociais e vêm levantando apoio para a campanha “Glauber fica” nas redes sociais e em protestos no Congresso Nacional. Além de aliados do PSOL alguns artistas também me posicionaram em defesa de Braga, como o cantor Chico Buarque e as atrizes Cláudia Abreu, Julia Lemmertz e Elizabeth Savala.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.