Câmara de Belém declara Trump “persona non grata” após tarifaço contra o Brasil
Decisão ocorre às vésperas da COP30 e é resposta local à política externa do presidente norte-americano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi oficialmente declarado persona non grata pela Câmara Municipal de Belém (PA), cidade que sediará a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro. A medida, aprovada nesta quarta-feira (6/8), é uma reação ao aumento de 50% nas tarifas sobre produtos brasileiros exportados aos EUA .
A proposta foi apresentada pelo vereador Alfredo Costa (PT) e recebeu 12 votos favoráveis, nove contrários e duas abstenções. Com a decisão, o ex-presidente norte-americano passa a ser simbolicamente indesejado na capital paraense, embora a medida não tenha efeito prático sobre sua entrada no país.
Veja as fotos
A iniciativa ocorre um dia após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarar que pretende convidar Trump para a COP30, apesar do clima tenso entre os dois países. Segundo Lula, a proposta é discutir ações voltadas à preservação ambiental, tema central do evento que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro.
No entanto, a guerra comercial instaurada com o tarifaço não deverá integrar a pauta do encontro. Lula afirmou que Trump “não tem demonstrado disposição para o diálogo” sobre a questão tarifária.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.