Ex-ministro dos Transportes da Rússia é encontrado morto horas após deixar o cargo
Roman Starovoit morreu horas depois de ser demitido do comando do Ministério dos Transportes da Rússia

O ex-ministro dos Transportes da Rússia, Roman Starovoit, foi encontrado morto nesta segunda-feira (7/7) em Moscou, poucas horas após ser destituído do cargo pelo presidente Vladimir Putin. A morte, segundo investigações preliminares do Comitê Investigativo da Rússia, teria ocorrido por ferimento de bala, com indícios de suicídio.
De acordo com comunicado oficial, o corpo de Starovoit foi localizado em seu carro. Porém, veículos da imprensa russa divergiram da versão inicial, afirmando que ele estava caído entre arbustos próximos a um Tesla, estacionado nos arredores de um parque próximo à sua residência.
Veja as fotos
Starovoit, de 51 anos, havia assumido o Ministério dos Transportes em maio de 2024, depois de governar a região de Kursk, que faz fronteira com a Ucrânia, por quase cinco anos. Sua exoneração não foi acompanhada de justificativas públicas por parte do Kremlin.
Com a saída repentina, o presidente nomeou Andrei Nikitin como ministro interino da pasta. Em nota oficial, o porta-voz Dmitry Peskov declarou que Nikitin foi escolhido por sua experiência e “qualidades profissionais”, consideradas mais adequadas para atender às “tarefas cruciais” da área.
Fontes ligadas à agência Reuters informaram que a permanência de Starovoit no governo vinha sendo discutida internamente há meses. Embora não diretamente vinculada à sua atuação como ministro, a pressão teria origem em investigações envolvendo escândalos de corrupção ocorridos durante sua gestão como governador.
Em abril deste ano, o atual governador, Alexei Smirnov, foi formalmente acusado de desviar verbas destinadas à área de Defesa.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.