Justiça argentina libera encontro entre Lula e Cristina Kirchner em prisão domiciliar
Lula foi autorizado pela Justiça argentina a visitar Cristina Kirchner em prisão domiciliar durante viagem a Buenos Aires

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi oficialmente autorizado pela Justiça da Argentina a visitar a ex-presidente Cristina Kirchner, que atualmente cumpre pena de seis anos em regime domiciliar, em seu apartamento em Buenos Aires. A autorização, válida exclusivamente para esta quinta-feira (3/7), foi emitida pelo Tribunal Criminal Federal Nº 2 e confirmada à CNN pelo advogado de Kirchner, Carlos Beraldi.
Kirchner foi condenada a seis anos de prisão por envolvimento em um esquema de corrupção durante seus mandatos e está proibida de exercer cargos públicos de forma permanente. Desde 17 de junho, ela cumpre a pena em casa, com restrição de visitas, apenas médicos, familiares e advogados têm acesso liberado. Outras visitas precisam de autorização judicial.
Veja as fotos
A permissão concedida a Lula foi assinada pelo juiz Jorge Gorini. O documento estabelece que a visita deve acontecer de forma discreta, sem causar transtornos à vizinhança. Segundo Beraldi, o presidente brasileiro é o único autorizado a visitar Kirchner, nenhum outro integrante da delegação poderá acompanhá-lo.
Lula embarca para a Argentina nesta quarta-feira (2/7), para participar da Cúpula do Mercosul, e aproveita a agenda oficial para visitar a ex-presidente na quinta. A informação sobre a liberação foi divulgada pela CNN, que teve acesso à decisão judicial.
Em entrevista ao podcast “Mano a Mano”, apresentado por Mano Brown, Lula contou que ligou para Cristina Kirchner logo após a condenação. Segundo ele, a conversa foi emocionante: “Ela até chorou. Eu disse: ‘Cristina, estou te ligando porque a minha amizade com você não era porque você era presidente. É porque eu sou gente e você também é’”, afirmou.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.