Obstrução na Câmara: Corregedoria tem 48h para acatar suspensão dos deputados
Corregedor, Diego Coronel, avisou que pretende discutir a suspensão dos deputados com a presidência da Casa; Quem for considerado culpado por travar trabalhos da Câmara pode ter mandato suspenso por até seis meses

A Corregedoria da Câmara dos Deputados tem 48 horas para acatar, ou não, as denúncias contra os deputados que participaram da obstrução do plenário da Casa, na última semana. O prazo para a entrega da primeira análise do corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA), começou nesta segunda-feira (11/8). Ao todo, 14 deputados do Partido Liberal (PL), do Progressistas (PP) e do Novo tiveram representações aceitas por obstrução aos trabalhos da Câmara. Se ao final do processo os citados forem considerados culpados, eles podem ser penalizados com a suspensão do mandato parlamentar, por até seis meses. Caso o corregedor não se manifeste dentro do prazo de 48 horas, a presidência da Câmara pode decidir por conta própria a aplicação da punição aos deputados acusados.
Veja as fotos
Leia Também
Em entrevista à TV Globo, o corregedor, Diego Coronel, explicou que vai iniciar a análise das representações pelos casos “mais simples”. A escolha, segundo ele, será realizada em acordo com a mesa diretora da Câmara.
“Pretendo pedir uma reunião com a Mesa Diretora para ouvi-los. Os casos mais simples podem ser resolvidos de forma mais rápida. Os casos mais difíceis considero abrir prazo para defesa”, explicou.
Os campeões de denúncias de obstrução dos trabalhos da Câmara foram: Nikolas Ferreira; Marcos Pollon; Marcel van Hattem e Zé Trovão, todos com duas ocorrências, cada.
As denúncias aceitas pela Corregedoria serão encaminhadas para o Conselho de Ética da Casa.
Saiba quem foi denunciado:
- Marcos Pollon (PL-MS)
- Nikolas Ferreira (PL-MG)
- Júlia Zanatta (PL-SC)
- Marcel van Hattem (NOVO-RS)
- Paulo Bilynskyj (PL-SP)
- Zé Trovão (PL-SC)
- Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)
- Zucco (PL-RS)
- Allan Garcês (PP-MA)
- Caroline de Toni (PL-SC)
- Pr. Marco Feliciano (PL-SP)
- Domingos Sávio (PL-MG)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Carlos Jordy (PL-RJ)
Na sexta-feira (8/8), o PL também apresentou representação contra a deputada Camila Jara (PT-MT), sobre o caso do empurrão em Nikolas Ferreira. A representação contra a petista também está em análise na Corregedoria da Câmara.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.