Planalto organiza viagem de Lula ao Vaticano após morte do Papa Francisco
Viagem do presidente Lula ainda não tem data definida, cerimônia aguarda confirmação do cronograma oficial da Santa Sé

O governo brasileiro iniciou nesta segunda-feira (21/4) os preparativos para a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Vaticano, onde será realizado o funeral do Papa Francisco. A mobilização começou após a confirmação da morte do pontífice, aos 88 anos, em decorrência de um AVC com complicações cardíacas.
Segundo Palácio do Planalto, Lula manifestou o desejo de comparecer pessoalmente à cerimônia. O presidente mantém relação próxima com o líder da Igreja Católica e já esteve com ele em encontros anteriores, inclusive durante o período em que estava fora do cargo.
Veja as fotos
A estrutura da viagem oficial ainda está em fase de definição. A participação de autoridades brasileiras será definida de acordo com o cronograma divulgado pela Santa Sé, que definirá o calendário de despedidas. Dependendo da decisão do Vaticano, convites devem ser encaminhados a outras autoridades brasileiras interessadas em participar.
O Itamaraty está em contato com representantes da Santa Sé para alinhar os protocolos diplomáticos e a logística da delegação brasileira.
Papa Francisco foi o primeiro latino-americano a ocupar o cargo máximo da Igreja Católica e será sepultado nos próximos dias em cerimônia solene. A expectativa é de que chefes de Estado de diversos países estejam presentes.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.