Pré-candidato a presidência da Colômbia morre meses após sofrer atentado
Miguel Uribe foi atingido por dois tiros na cabeça, um na perna e seu quadro de saúde regrediu para uma condição crítica nos últimos dias

O senador colombiano Miguel Uribe, de 39 anos, pré-candidato à presidência do país, morreu nesta segunda-feira (11/8), dois meses após ser baleado na cabeça durante um comício em Bogotá. A informação foi confirmada por sua esposa, María Claudia Tarazona.
O político era um dos favoritos na corrida presidencial para as eleições de 2026. Ele, que fazia parte da oposição ao governo atual, foi atingido por dois tiros na cabeça e um na perna na noite de 7 de junho, enquanto discursava em um evento de campanha na capital colombiana.
Veja as fotos
Desde o ataque, Miguel Uribe estava internado na Fundação Santa Fé de Bogotá, mas, segundo um boletim médico divulgado no último sábado (9/8), seu quadro de saúde regrediu para uma condição crítica devido a uma hemorragia no sistema nervoso central.
O ataque foi condenado por diversas autoridades, incluindo o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que ordenou a abertura de uma investigação, além do governo brasileiro e do secretário de Estado dos Estados Unidos. Miguel Uribe Turbay foi o parlamentar mais votado nas eleições de 2022.
Ele era neto de Julio César Turbay Ayala, que presidiu a Colômbia de 1978 a 1982. Apesar do sobrenome, não tinha parentesco com o ex-presidente Álvaro Uribe Vélez, líder do partido de direita Centro Democrático, ao qual era filiado. O ataque contra o político ocorreu em um parque no bairro de Fontibón, onde atiradores dispararam pelas costas do político.
Além dele, outras duas pessoas ficaram feridas. No local, a polícia apreendeu um adolescente de 15 anos com uma arma de fogo.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.