Trump ameaça impor tarifas de 100% à Rússia se guerra não acabar em 50 dias
Ex-presidente dos EUA pressiona Moscou e aliados comerciais para forçar fim do conflito na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (14/7) que pretende impor tarifas de até 100% sobre produtos russos caso o governo de Vladimir Putin não interrompa a guerra na Ucrânia nos próximos 50 dias. A declaração foi feita durante um encontro com o novo secretário-geral da Otan, Mark Rutte, na Casa Branca, em Washignton.
Trump também disse que as tarifas poderão atingir países que continuem mantendo relações comerciais com Moscou, numa tentativa de isolar economicamente a Rússia e forçar um cessar-fogo. Paralelamente, ele confirmou o envio de um novo pacote militar à Ucrânia, com sistemas de defesa aérea financiados por aliados europeus.
Veja as fotos
De acordo com Trump, o auxílio militar dado a Ucrânia é justificável pois “os ucranianos continuam a lutar com extrema coragem, mas continuam perdendo muitos equipamentos”.
A medida vem acompanhada de planos de tarifar em 30% produtos vindos da União Europeia e do México, o que gerou reações imediatas entre diplomatas europeus. A proposta, considerada uma ofensiva econômica, busca acelerar o fim do conflito e demonstrar força política em ano eleitoral nos EUA.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.