Equipe de Ana Hickmann se pronuncia após Justiça proibir venda de mansão em Itu Não é mais “toda natural”: Cariúcha vai fazer cirurgia estética de 7h. Saiba tudo Saiba detalhes do B.O e pedido de medida protetiva aberto por ex de Gato Preto
Equipe de Ana Hickmann se pronuncia após Justiça proibir venda de mansão em Itu Não é mais “toda natural”: Cariúcha vai fazer cirurgia estética de 7h. Saiba tudo Saiba detalhes do B.O e pedido de medida protetiva aberto por ex de Gato Preto
Exclusivo

Atleta paralímpica afirma que não teve capacitismo com Vinícius em prova do BBB24

A tricampeã paralímpica Edênia Garcia conversou com exclusividade com o portal LeoDias e comentou sobre as dificuldades enfrentadas por Vinicius na prova

Whatsapp telegram facebook twitter

A primeira prova do líder do BBB24 deu o que falar nas redes sociais após as dificuldades enfrentadas pelo paratleta Vinicius Rodrigues. Internautas criticaram a produção do programa pela falta de acessibilidade com o recordista mundial. A atleta tricampeã mundial paralímpica de Natação nas categorias S3 e S4, voltada para atletas amputados ou com controle dificultado nos braços ou nas pernas, Edênia Garcia conversou com exclusividade com o portal LeoDias e explicou se enxergou capacitismo e falta de acessibilidade na prova. 
 

Segundo a atleta, como, durante a prova, Vinícius teve o direito de remover ou fazer a troca da prótese, não houve capacitismo.

“Eu acho que assim, se ele pôde trocar a prótese, ali eles ofereceram para fazer a troca, eu não posso apontar com um capacitismo, porque a gente enquanto sociedade está aprendendo muito, O que eu acredito muito que seja válido a gente parar para refletir é que é muito difícil a gente chegar na equidade dentro desse contexto do Big Brother, porque se fosse todas as provas de resistência, provas físicas assim, a gente for pensar na equidade, o Vinícius teria que estar ali competindo com pessoas que não têm uma perna como ele, que não é o caso do BBB”, declarou a atleta, primeira mulher brasileira a conquistar o título de tricampeã mundial paralímpica.

“Querendo ou não, por mais avançada em tecnologias, seja essa outra prótese dele, que eu sei que é a prova de água, você pode entrar no mar e tudo mais, tomar banho de piscina, até nadar com ela, ela nunca vai ser igual à perna humana. Então em algum momento vai falhar, em algum momento ele vai precisar trocar a prótese, trocar uma ou outra por precisar mesmo, por questão de prova. Pode ser que tenha água, que tenha chuva, tem aquelas outras provas que jogam água em cima deles, eu acompanho o Big Brother, então em algum momento ele vai sofrer essas consequências. Então eu reflito muito sobre isso”, continuou Edênia Garcia. 
 

Para a atleta, apesar de não ter visto capacitismo na dificuldade sofrida por Vinícius durante a prova, Edênia afirma que o programa deve ter muito cuidado ao desenvolver novas provas para o atleta. 

“Se fosse de igual para igual seria uma prova paralímpica, onde os outros competidores também não teriam uma perna como ele. Mas já que não é assim, a gente espera minimamente provas mais acessíveis, para que ele esteja em condições e em pé de igualdade de competir nas provas com os outros”, disse. 

“Então, eu espero de fato que ele possa, antes das provas, fazer uma troca, porque ele também não pode saber qual que é a prova antes, porque senão seria um spoiler muito grande para ele, mas que ele tenha essa possibilidade de fazer a troca ali na hora que ele ficar sabendo qual tipo de prova, e aí já garante para ele um maior conforto, uma maior competitividade também, minimizando ali os riscos tanto do equipamento dele quanto também da performance dele nas provas”, completou.

A atleta também refletiu sobre a questão do produto utilizado na prova e diz que isso também deve ser avaliado pela produção, levando em consideração a prótese de Vinícius.
 

“Um outro ponto também que a gente tem que ver é que essa prótese que ele tem é uma das mais avançadas, se não a mais avançada, você pode até nadar com ela. E aí a gente precisa fazer uma pesquisa mais a fundo se também esse equipamento, essa prótese, ela também é uma prova do slime, porque líquido, água é uma coisa. O slime é um outro tipo de produto, se danificaria também. Então assim, são vários pontos que a gente precisaria ficar atentos”, finalizou a tricampeã mundial.
 

Veja as fotos

Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter