Influenciadora com “a maior dor do mundo” pede ajuda a fãs para fazer eutanásia
Carolina Arruda convive com condição que traz dor constante e anuncia vaquinha online para realizar procedimento que dá fim à sua vida
A estudante de medicina veterinária Carolina Arruda ganhou fama no país ao compartilhar com mais de 300 mil seguidores em sua conta no Tik Tok seu cotidiano com dores crônicas causadas pela neuralgia do trigêmeo. A condição afeta 4,3 a cada 100 mil pessoas e é considerada pela medicina a dor mais intensa do mundo, motivo que levou a estudante a optar pelo suicídio assistido. A mulher também emocionou seguidores ao pedir ajuda através de uma vaquinha para deixar o Brasil e realizar o processo de eutanásia.
A neuralgia do trigêmeo é uma condição que afeta o nervo trigêmeo, localizado no rosto, e que gera dores intensas e crônicas em quem é acometido pela doença. Carolina começou a sentir os efeitos da doença aos 16 anos, quando estava grávida de sua primeira filha, mas somente conseguiu o diagnóstico quatro anos depois, após passar por mais de vinte profissionais que descartaram a possibilidade. “Os médicos não achavam que era a doença, diziam que eu era muito nova, porque ela é mais comum em idosos”, conta em relato.
Veja as fotos
Por conta da prática de eutanásia ser proibida no Brasil, Carolina buscou o apoio da organização Dignitas, ONG suíça que auxilia pessoas na busca pela morte assistida. A jovem natural de Minas Gerais divulgou em seu perfil uma vaquinha online com o objetivo de arrecadar quantia que será utilizada para custear tanto a passagem para a Suíça quanto o procedimento.
Nesta segunda (08/07), a mineira foi internada para passar por uma nova cirurgia, desta vez com o objetivo de “reiniciar seu cérebro” e aliviar as dores diárias. Ela faz uso frequente de opioides e anticonvulsivos e já passou por quatro cirurgias, mas conta que a quinta não muda seus planos a respeito da morte voluntária:
“Uma coisa muito importante é que não é porque eu estou no hospital que eu desisti de fazer eutanásia. O processo de eutanásia demora muito, é muito burocrático, tem muito documento, tem que traduzir documento para alemão ou para inglês, passa por médicos especialistas em cuidados paliativos, psiquiatras para ver se eu não estou tomando decisão por impulso. Eu acredito que demore cerca de 1 a 2 anos para conseguir a liberação total”, disse ela.
Carolina é casada e mãe. Seu marido e sua filha, que já apareceram em vídeos divulgados em seu perfil no TikTok, afirmam entender e respeitar a decisão da jovem, que em apenas uma semana já conseguiu 123 dos 150 mil reais tomados como meta da vaquinha.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.