Abscesso após queda: especialistas explicam os riscos em acidente de Rodrigo Hilbert
Ator foi diagnosticado com abscesso após sofrer queda em prova; especialistas explicam os riscos da condição e quando ela exige cirurgia

Rodrigo Hilbert passou por uma cirurgia de emergência após sofrer um acidente na África do Sul. O ator caiu durante uma maratona de mountain bike e precisou abandonar a prova. No hospital, foi diagnosticado com um abscesso e precisou removê-lo cirurgicamente. O portal LeoDias conversou com especialistas para entender os riscos da condição.
De acordo com a infectologista Jessica Fernandes Ramos e o cirurgião plástico Dr. Daniel Regazzini, o abscesso é uma área inflamada da pele que acumula pus, geralmente acompanhada de dor, vermelhidão e inchaço. A condição ocorre quando o organismo tenta isolar uma infecção e forma uma cápsula para proteger o organismo.
Veja as fotos
Os especialistas explicam que nem todos os casos de abscesso exigem cirurgia. Em situações mais leves, o tratamento pode envolver antibióticos, drenagens menos invasivas e cuidados locais, como limpeza e curativos. No entanto, quando o acúmulo de pus é significativo e o corpo não consegue absorvê-lo naturalmente, a operação é indicada.
Inclusive, a infectologista destaca que se não for drenado corretamente, o abscesso pode crescer, se romper em locais indesejados ou até provocar uma infecção generalizada, a chamada sepse. Em casos com sinais de sepse, é fundamental realizar a cirurgia com urgência para evitar complicações ainda mais graves.
Regazzini explica também que atletas de alto rendimento, como os que competem em maratonas, enduros e triatlos, estão acostumados a lesões constantes devido ao impacto e atrito durante as provas. Entre os problemas comuns estão hematomas, perda de unhas e acúmulo de sangue sob a pele. Apesar da dor, esses atletas costumam manter o ritmo e suportar sacrifícios em busca de resultados.
Mas em casos como de Hilbert, é fundamental procurar ajuda médica: “Isso pode ir para o sangue causar lesões gravíssimas, como sepse. Choque e até morte”, o cirurgião explicou que a preferência é que o abscesso seja drenado. Segundo Regazzini, embora o ideal para os atletas seja evitar interrupções nos treinos, em casos como o do ator, é necessário intervir e tratar o quanto antes.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.