Amamentação: como estabelecer uma rotina saudável para mãe e bebê?
Desabafos de famosas nas redes sociais ascendem a reflexão; especialista dá dicas
A terceira semana de novembro conteve grandes repercussões no mundo dos famosos; desde o adiamento da farofa da Gkay até a compra de uma mansão de luxo em Dubai feita pelo jogador Neymar. Mas o foco principal foi nas mamães, como a recuperação de Viih Tube após as complicações no parto de seu filho, Ravi. Também estão com dificuldades em questões maternas a influenciadora digital e esposa de Neymar, Bruna Biancardi; e a atriz, Sthefany Brito. Nesta semana, as duas revelaram problemas quanto à amamentação. Diante dos casos, a reportagem do Portal LeoDias conversou com uma especialista em amamentação para dicas sobre o período de aleitamento e controle da rotina de mães e filhos.
Biancardi desabafou nas redes sociais que teve dificuldade no processo de desmame da filha, Mavie, de 1 ano. Nesta última terça-feira (19/11), a influenciadora disse que foi o primeiro dia que a criança não mamou no peito em nenhum momento; mas isso porque estabeleceu uma rotina. Antes, a pequena demorou quase oito meses para usar mamadeira.
Veja as fotos
Já Sthefany Brito disse que a rotina de mamada de seu recém-nascido, Vincenzo, de 2 meses, está puxada. A atriz revelou em suas redes sociais também na última terça-feira (19/11) que os períodos são muito espaçados; durante a noite e madrugada tudo ocorre bem, mas pela manhã não tem noção de tempo entre as mamadas.
A enfermeira obstetra Rafaella Oliveira explicou que, para a mãe que está em processo de desmame (como no caso de Biancardi), é de extrema importância que o processo seja realizado de forma gradual, reduzindo uma mamada de cada vez e preferindo as diurnas de início. “É necessário fazer com que haja adaptação e redução dos desconfortos ou mudanças radicais para mãe e bebê. O mais indicado é contar com apoio de um profissional para orientar sobre os desafios, pois cada bebê tem seu momento e seu ritmo. Também é interessante substituir as mamadas com outras formas de conforto, como carinhos e brincadeiras”, afirmou a especialista.
Para puérperas, mães que passaram pelo período pós-parto recentemente (como é o caso de Sthefany Brito), é normal que a amamentação seja livre demanda e o bebê queira mamar com mais frequência, como disse a dra. Rafaella. “Não há necessidade de estabelecer uma rotina fixa, pois além de nutrir, os bebês mamam para conforto e vínculo afetivo. É uma fase transitória”, afirmou.
As dicas para uma boa amamentação, segundo a especialista, são:
- Identificar possíveis causas de “mamadas descontroladas”, como pega inadequada, baixa produção de leite, refluxo ou desconforto;
- Verificar o posicionamento do bebê (cabeça e corpo devem estar alinhados) e se o mesmo está com a boca aberta, abocanhando não apenas o mamilo, mas sim grande parte da aréola;
- Avaliar se a mamada está sendo efetiva, com movimentos rítmicos de sucção e deglutição;
- Observar o conforto materno, pois não deve causar dor ou desconforto. A mãe deve estar em um ambiente tranquilo, em uma posição confortável, apoiando os braços e pés
Neste momento em que muitas famosas estão anunciando gravidez e muitos bebês do mundo das celebridades vem aí, com as orientações da especialista, é possível superar as dificuldades e viver o momento de forma mais leve e prazerosa.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.