Americana tem infecção grave após usar garrafa com mofo; especialista explica
A americana divulgou o caso no TikTok; especialista explica cuidados necessários para evitar problemas com garrafas

A americana Kae Smith desenvolveu uma inflamação nos brônquios após consumir água de uma garrafa reutilizável que usava diariamente. Em um vídeo publicado no TikTok, ela relatou que o bocal do recipiente estava mofado, o que resultou em uma infecção pulmonar causada por bactérias.
“Eu tive um resfriado leve, mas não foi embora. Fui ao pronto-socorro por causa da bronquite. Claro, recebi um inalador e algumas pílulas e tive urticária como resultado das pílulas. Ótimo, não aguento mais. A bronquite leva mais tempo do que deveria para desaparecer. Isso melhora depois de três semanas, mas então eu tive uma infecção sinusal”, disse ela no TikTok.
Veja as fotos
Leia Também
Situações como essa podem ocorrer com qualquer pessoa que não realiza a higienização adequada da garrafa de água. Para entender melhor os riscos e os cuidados necessários, o Portal LeoDias consultou o pneumologista Rodrigo Scabello.
Como evitar a proliferação de microrganismos na garrafa de água?
“Como as garrafinhas de água de uso contínuo entram em contato direto com nossa saliva, é fundamental higienizá-las diariamente antes de enchê-las com água ou outros líquidos. Lave-as com água e sabão e depois enxágue bem para garantir que a maior parte das bactérias, vírus e fungos seja eliminada. Além disso, evite deixar a água parada por muito tempo; idealmente, consuma-a em até duas horas após enchê-la. Lembre-se de que os micróbios adoram ambientes úmidos e podem se proliferar rapidamente, já que as garrafinhas não possuem elementos bactericidas que impeçam essa colonização”, conta.
Por que as garrafas acumulam mofo?
“O mofo é composto por fungos presentes em nosso organismo e no ar, como os oriundos de ar-condicionado. Ele se multiplica em ambientes úmidos, e as garrafinhas de água, especialmente nas roscas das tampas, podem acumular fungos, levando à formação de mofo. Use uma escovinha para limpar a área de acoplamento da tampa e remover possíveis formações de mofo. Caso a garrafinha esteja sem uso há muito tempo, é necessário realizar uma higienização mais profunda com hipoclorito de sódio. Para isso, misture 1 colher de chá de hipoclorito de sódio com 1 litro de água e deixe a garrafinha e a tampa submersas na solução por pelo menos 1 hora”, explicou.
Quais problemas a inflamação nos brônquios pode causar?
“Bactérias, vírus e fungos presentes em nossa boca e saliva podem causar inflamações ou infecções, especialmente se a higiene não for adequada e a água não for renovada. Para pacientes com asma, por exemplo, o contato com esses agentes patogênicos pode desencadear crises de falta de ar. Já o contato ou ingestão de mofo, composto por fungos, pode gerar quadros de fibrose pulmonar, que são extremamente graves”, disse.
Como armazenar e higienizar corretamente a garrafa?
“A garrafinha deve ser guardada em ambiente protegido da exposição solar e de grandes variações de temperatura. Sua higienização deve ser realizada de forma ideal antes e após o consumo. Como dito acima, lave-a com água e sabão e depois realize um bom enxágue com água para prevenir a intensa proliferação microbiana”, afirmou.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.