Entupimento de artéria do coração e diabetes: especialista explica relação deles no caso de ator da Globo
Não tem para onde fugir, o estilo de vida tem que ser melhorado para ajudar no tratamento com medicamentos
Welder Rodrigues concedeu uma entrevista ao Fantástico no domingo (10/11), onde contou que após passar por cirurgia no coração por causa de um estágio avançado de entupimentos das artérias no órgão, foi diagnosticado com diabetes. Ele sentiu fortes dores musculares embaixo da costela. Sobre esse assunto, a reportagem do portal LeoDias conversou com o cardiologista do Hospital Albert Sabin de São Paulo, Dr. Firmino Haag, que analisou como os dois problemas estão ligados.
A diabetes está intimamente relacionada com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e problemas de circulação, como o entupimento das artérias, chamada de aterosclerose. Isso frequentemente acontece devido a alguns fatores relacionados, como o aumento de resistência a insulina, elevando a taxa de açúcar no sangue. Acontece que isso pode danificar as células dos vasos sanguíneos, contribuindo para o processo de entupimento das artérias e processos inflamatórios sistêmicos, contribuindo pela formação de placas nas artérias, além de fatores comumente presentes em pacientes diabéticos, como hipertensão e dislipidemia.
Veja as fotos
“A combinação desses fatores torna os indivíduos com diabetes mais suscetíveis a complicações cardiovasculares, incluindo infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral”, explicou o especialista.
Relação entre os dois problemas
Problemas no coração e diabetes estão fortemente interligados. A diabetes aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas devido a múltiplos fatores causados ou correlacionados com a doença, entre eles: doença aterosclerótica, hipertensão arterial, taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos entre outros. Welder precisou passar pela cirurgia no coração porque corria risco de infarto.
O humorista e ator sentiu dores musculares antes de descobrir o estágio avançado de entupimentos das artérias. O médico descreveu outros sintomas que pacientes podem sentir: “A insuficiência coronariana, também conhecida como doença arterial coronariana, pode se manifestar em uma variedade de sintomas. Os principais incluem: dor no peito (angina), que é o sintoma mais comum. A dor pode ser descrita como uma sensação de pressão, aperto ou queimação no peito, podendo irradiar para os braços, pescoço, mandíbula ou costas. Outras manifestações frequentemente encontradas são a falta de ar, fadiga progressiva, tonturas, desmaios, náuseas, sudorese e palpitações. É importante ressaltar que em alguns indivíduos, especialmente mulheres, idosos e pessoas com diabetes, podem apresentar sintomas atípicos ou menos evidentes”.
Uma parte do tratamento de Welder é a fisioterapia, além de tomar as medicações receitadas pelo médico, e o restante é mudança no estilo de vida, não tem jeito. É preciso priorizar hábitos saudáveis (evitar fumo e bebidas alcoólicas), alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes. Atividades físicas aeróbicas, aderência a medicação proposta e retorno regularmente com cardiologista também são necessários.
A recuperação do paciente costuma ser até de dois meses, como disse o cardiologista. “Normalmente, entre 30 e 60 dias após uma intervenção cirúrgica, seguindo todas as recomendações, o paciente apresenta condições para retorno às suas atividades laborais e cotidianas sem mais nenhum problema ou grandes restrições”, finaliza ele.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.