Imersão em banheira de gelo: conheça os benefícios da técnica aderida por famosos
Famosos como Virginia, Zé Felipe, Jade Picon, Mc Daniel e Cauã Reymond já mostraram que são adeptos do banho gelado

A imersão em banheira de gelo virou tendência entre as celebridades. Personalidades como a influenciadora Virginia, o cantor MC Daniel, a atriz Jade Picon, o músico Zé Felipe e o ator Cauã Reymond são adeptos da prática para a saúde. Para entender os benefícios do banho gelado, o portal LeoDias conversou com um especialista em saúde e esporte. Confira!
Muitos famosos usam as redes sociais para compartilhar a experiência em piscina de gelo, geralmente após atividade física. Mas qual o mergulho pode ser considerado uma “fria” ou realmente benéfico para a qualidade de vida?
Veja as fotos
Segundo o nutricionista e educador físico Fernando Castro, os banhos gelados trazem realmente algumas vantagens para a saúde, como provocar um vaso construção periférica, já que a baixa temperatura reduz o calibre dos vasos sanguíneos e diminui o fluxo de sangue nos músculos. Além disso, ajuda a reduzir o processo inflamatório e edemas corporais.
Outro benefício é a diminuição da velocidade de condução nervosa, o que gera um efeito analgésico e pode diminuir a dor no corpo. Com uso regular da prática, é possível identificar a melhora a intolerância ao frio e na frequência cardíaca.
Porém, o especialista alerta que existe um protocolo correto para que o procedimento seja feito e não deve ser de qualquer maneira: “O ideal é que a banheira esteja entre 10 a 15 graus de temperatura para recuperação pós exercício físico e o tempo mais comum para a imersão é de 10 a 15 minutos”, destacou.
O profissional destaca que o banho de gelo pode apresentar riscos à saúde que devem ser observados: “Arritmia, reflexo vagal, tontura, espasmos, contração súbita dos vasos, e aumento de pressão arterial.”
Além disso, passar muito tempo na água gelada pode levar à hipotermia, que é quando a temperatura do corpo cai drasticamente, causando sintomas como tremores, fala arrastada, confusão, desmaio ou pulsação baixa.
Por fim, Fernando Castro ressaltou que para aderir a técnica é preciso orientação médica antecipada: “É importante procurar um médico para saber das condições e se é orientado esse tipo de atividade. Vale destacar que esse método é usado principalmente para atletas”, concluiu.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.