Gkay diz que cancelou Farofa para transformá-la no “maior festival de música do Brasil” Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP
Gkay diz que cancelou Farofa para transformá-la no “maior festival de música do Brasil” Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP

Médico explica efeito colateral enfrentado por Preta Gil em tratamento contra o câncer

Oncologista esclarece como a Laserterapia é utilizada para tratar a mucosite, um dos efeitos colaterais enfrentados por Preta Gil

Whatsapp telegram facebook twitter

        A cantora Preta Gil  está enfrentando o câncer novamente e continua em tratamento. Após remover um tumor no intestino, foram encontrados novos focos da doença em linfonodos, peritônio e ureter. Ela voltou a fazer quimioterapia e começou um novo tratamento a laser na boca. O médico oncologista Jorge Abissamra deu detalhes sobre a metodologia e revelou as reações que o paciente pode ter ao realizar o procedimento.

         

        Em 21 de outubro, a filha do Gilberto Gil compartilhou uma sessão de laserterapia em seus stories no Instagram, chamando a atenção dos seguidores. Ela explicou que a laserterapia previne a mucosite, feridas na boca causadas pela quimioterapia. “Fazemos de forma preventiva e, quando surgem, usamos o laser para tratá-las”, disse ela.

         

        Veja as fotos

        Reprodução
        Preta Gil faz laserterapiaReprodução
        Reprodução/Instagram
        Reprodução/Instagram
        919e669e preta gil

        O tratamento

        A Laserterapia é um tratamento que usa um laser de baixa potência para acelerar a cicatrização, diminuir a inflamação e aliviar a dor. A luz do laser é absorvida pelo tecido, convertendo-se em energia que estimula a regeneração celular. O oncologista Jorge Abissamra concedeu entrevista à CARAS Brasil, e explicou que as mucosites são causadas pela quimioterapia, que destrói células de multiplicação rápida, e isso dá feridas dolorosas na boca que podem sangrar. Segundo ele, o laser ajuda a reduzir esses sintomas e a promover o sanamento das mucosas. “O laser é indicado apenas para aliviar e prevenir mucosites”, afirma Abissamra.

        Ele também destaca que é possível prevenir mesmo quem não tem acesso à Laserterapia. “Os pacientes que não têm acesso ao Laserterapia, podem evitar as mucosites evitando os alimentos cítricos, mantendo uma boa higiene bucal e usando bicarbonato para tirar a acidez da mucosa oral”, afirma. Abissamra ainda observa que as mucosites podem causar dor, sangramentos e dificuldades alimentares.

         

        Nova fase da quimioterapia

        Preta Gil compartilhou com seus seguidores que iniciou um novo ciclo de quimioterapia em agosto deste ano. Em seus stories no Instagram, no dia 15 de outubro, a artista falou sobre como está se sentindo e mostrou que estava praticando pilates, mencionando que, devido às medicações, se sente muito cansada.

         

        “Hoje, consegui reagir depois de quatro dias de muita prostração, fadiga, cansaço, que é absolutamente normal. A gente faz a quimio e em média três dias depois que acaba a gente começa uma fadiga muito intensa. E a minha a cada ciclo fica mais intensa porque a quimioterapia é acumulativa, então a gente vai ficando muito baqueada”, informou Preta na publicação.

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

        Tags:
        Whatsapp telegram facebook twitter