O que é ciclotimia? Conheça transtorno de humor que afetou Theodoro Cochrane
Especialista explica condição que pode ser confundida com transtorno de bipolaridade

Theodoro Cochrane compartilhou que foi diagnosticado com ciclotimia e afirmou que sentiu sua vida mudar após a identificação correta do transtorno. Para conhecer melhor a condição que causa variações no humor em um período muito curto de tempo, o portal LeoDias entrevistou a psicóloga Adriana Severine. Veja!
A psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental esclareceu o que é ciclotimia: “Um leve tipo de transtorno bipolar. A pessoa passa por oscilações de humor frequentes, alternando entre períodos de leve euforia (chamados de hipomania) e períodos de tristeza ou desânimo, mas sem chegar a episódios intensos como no transtorno bipolar tipo I ou II”, esclareceu.
Veja as fotos
A profissional ressaltou que as mudanças de humor não costumam ser tão graves a ponto de impedir a pessoa de trabalhar, estudar ou manter relacionamentos, mas podem afetar a qualidade de vida e a estabilidade emocional.
A psicóloga Adriana Severine orientou como identificar o transtorno:
- Mudanças de humor frequentes, sem motivo claro.
- Períodos em que a pessoa está mais agitada, confiante demais, falando muito, dormindo pouco, fazendo planos impulsivos.
- Outros momentos em que ela se sente mais triste, irritada, desmotivada ou com baixa autoestima.
- Essas oscilações acontecem por longos períodos (pelo menos dois anos) e a pessoa nunca fica totalmente estável por muito tempo.
A especialista avaliou que identificar o diagnóstico realmente pode mudar a vida do paciente, já que saber o que está acontecendo de verdade traz alívio. A pessoa consegue parar de se culpar pelas mudanças de humor e começa a entender seus próprios padrões.
“Com o diagnóstico certo, o paciente pode aprender a se regular melhor emocionalmente, evitar decisões impulsivas, cuidar mais da sua saúde mental e melhorar relações pessoais e profissionais”, declarou a psicóloga.
Adriana Severine orientou que o tratamento para a ciclotimia pode ser feito de três formas:
- Psicoterapia: Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) costuma ajudar bastante a identificar os gatilhos emocionais, melhorar o autocontrole e prevenir recaídas.
- Medicação: Em alguns casos, o psiquiatra pode indicar estabilizadores de humor ou antidepressivos leves.
- Hábitos saudáveis: Sono regulado, alimentação balanceada, exercícios físicos e rotina ajudam MUITO na estabilidade emocional
Vale ressaltar que a ciclotimia pode ser facilmente confundida com transtorno bipolar: “Na ciclotimia, as oscilações são mais leves, sem episódios graves de mania ou depressão profunda. Já no transtorno bipolar, os episódios de mania ou depressão são muito mais intensos e incapacitantes. Às vezes, a pessoa precisa até ser internada durante uma crise. O paciente com ciclotimia vai de uma “versão animada demais” para uma “versão desanimada demais”, mas ainda assim consegue levar a vida, mesmo com sofrimento emocional”, concluiu Adriana Severine.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.