Corpo de Preta Gil desembarca no Brasil ao lado de familiares Noiva de Oruam comenta reação do sogro, Marcinho VP, com prisão do cantor Fofoqueiro na Fazenda: saiba quem é o jornalista que está confirmado no reality
Corpo de Preta Gil desembarca no Brasil ao lado de familiares Noiva de Oruam comenta reação do sogro, Marcinho VP, com prisão do cantor Fofoqueiro na Fazenda: saiba quem é o jornalista que está confirmado no reality

Papa Francisco: especialista avalia ligação entre complicações de saúde e AVC

De acordo com a imprensa de Roma, o Santo Padre faleceu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral

Whatsapp telegram facebook twitter

        Nesta segunda-feira (21/4), o Papa Francisco morreu após sofrer um AVC, de acordo com a imprensa romana. Antes de sua partida, o pontífice fez uma aparição pública e transmitiu a impressão de melhora no domingo (20/4), mesmo após enfrentar diversos problemas de saúde. Diante disso, o portal LeoDias consultou um especialista para explicar se as complicações que ele vinha enfrentando podem ter contribuído para o acidente e uma piora repentina.

        De acordo com Victor Hugo Espíndola, neurocirurgião especialista em doenças cerebrovasculares, o Acidente Vascular Cerebral é uma emergência médica que pode se manifestar de duas formas principais. A mais comum é o AVC isquêmico, provocado pela obstrução do fluxo sanguíneo no cérebro. Já o AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe, causando sangramento cerebral.

        Veja as fotos

        Foto: AP
        Papa Francisco acena para fiéisFoto: AP
        Foto: Yara Nardi/Reuters
        Foto: Yara Nardi/Reuters
        Reprodução: Instagram
        Papa Francisco se recupera de pneumonia em casa, em Roma, na Itália. Ele recebeu alta em 23 de marçoReprodução: Instagram
        Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images
        Oliver Weiken/picture-alliance/dpa/AP Images
        Reprodução Instagram
        Papa Francisco está internado para tratar pneumoniaReprodução Instagram
        Reprodução Instagram
        Papa Francisco, líder religioso do catolicismo, se recupera de pneumoniaReprodução Instagram

        Até o momento, o tipo específico de AVC sofrido pelo Papa Francisco não foi revelado. No entanto, segundo fontes do Vaticano, apontadas pelo veículo Corriere della Serra o acidente vascular cerebral ocorreu em meio a um grave problema cardiocirculatório. O acidente aconteceu pouco depois do Santo Padre ficar internado entre os meses de março e abril, lutando contra infecções respiratórias, por 38 dias.

        De acordo com Espíndola, não é possível estabelecer uma relação direta e causal entre a internação do Papa e o AVC, embora a condição clínica dele tenha representado um fator de risco: “Logicamente, já é um senhor de idade, com 88 anos, que ficou muito tempo internado em estado grave com pneumonia severa, isso tudo aumenta e leva a uma fragilidade do paciente”, explica.

        “A gente não sabe, por exemplo, como é que foi essa recuperação dele, como é que ficou a função renal dele após essa internação, como é que ficou a pressão arterial dele após essa internação. Isso tudo são fatores de risco que aumentam a chance do paciente ter um AVC, seja isquêmico ou hemorrágico. Então, assim, a gente não consegue falar que tem uma relação direta, mas sim, claro que uma coisa pode influenciar a outra”.

        Além disso, o especialista destaca que o fato do Papa ter conseguido fazer um discurso recentemente pode ter transmitido a impressão de uma melhora. No entanto, isso não necessariamente indica uma piora repentina, e pode ser apenas uma fatalidade: “Um paciente que ficou grave durante muito tempo, melhorou desse quadro infeccioso dele, depois faleceu de uma outra causa, não [necessariamente] foi dessa infecção”.

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

        Whatsapp telegram facebook twitter