Como é o tratamento para a hiperidrose palmar, condição enfrentada por Poliana Rocha?
Especialista afirmou que a cura não existe, mas que com tratamento certo a pessoa pode ter qualidade de vida
Poliana Rocha contou para seus seguidores nesta semana que tem hiperidrose nas mãos, mas que não tem coragem de fazer cirurgia. O portal LeoDias conversou com uma especialista para entender melhor dessa condição de suor excessivo, quais os tipos de tratamento e se existe cura.
A fisioterapeuta dermato-funcional da Clinica Sabalk, Paula Domingos Losinno, explicou o que siguinfica o diagnóstico: “Ocorre uma superestimulação das glândulas sudoríparas (écrinas), ocasionando uma reação exacerbada aos estímulos, produzindo maior quantidade de suor. Lembrando que temos dois tipos: os primários, onde não possui uma causa específica e estabelecida; e os secundários, onde ocorrem por uso de medicamentos ou doenças sistêmicas.”
A literatura afirma que a hiperidrose palmar é de nascença, sendo que logo na infância os pais relatam as mãos frias e úmidas dos filhos. É mais comum que a condição surja desde a infância, mas manifeste-se com maior intensidade na adolescência.
A profissional de saúde esclareceu que pessoas que tem hiperidrose palmar, consequentemente não tem o quadro em outras partes do corpo. Por isso a condição é classificada como primária e focal. Porém, existem casos de hiperidrose nas mãos associado com hiperidrose axilar, só que de formas focais, nunca generalizada.
Tratamento
A Dra. contou como funciona o tratamento: “Existem medicamentos de via oral que diminuem o grau de sudorese, substâncias adstringentes para serem passadas nas mãos de uso tópico e o uso da toxina botulínica tipo A, que hoje é um dos recursos mais positivos no tratamento.”
Sobre a cirurgia, ela é indicada quando os outros terapêuticos não dão resposta positiva. “Em casos graves de sudorese, onde não respondem positivamente ou tiverem aderência a outros recursos de terapias e intervenções”, afirmou a fisioterapeuta dermato-funcional . Infelizmente, não existe cura para a hiperidrose palmar, podendo ser realizado o controle e diminuição dos sintomas, tendo o paciente uma boa qualidade de vida.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.