Saiba como o chocolate meio amargo pode se tornar um forte aliado da beleza
Para celebrar o Dia Mundial do Chocolate, o portal LeoDias conversou com a dermatologista Raphaella Marques, que explicou os benefícios reais do cacau à aparência da pele

Na próxima segunda-feira (7/7), é celebrado o Dia Mundial do Chocolate. Apesar da fama de vilão, a iguaria – amplamente amada e considerada uma das guloseimas mais populares em todo o mundo – pode ser uma aliada da beleza, segundo a dermatologista Raphaella Marques. Em entrevista ao portal LeoDias, a especialista explica que o chocolate, especialmente o amargo, com mais de 70% de cacau, pode trazer benefícios reais à aparência da pele quando consumido com moderação.
Um estudo publicado em 2024, pela revista científica Molecular and Cellular Biochemistry, revelou que o consumo diário de cacau rico em flavonoides por 12 semanas melhora a hidratação da pele e reduziu sinais visíveis de envelhecimento, como rugas, em adultos de meia-idade. Com base nesta informação, a médica aponta que os efeitos positivos estão associados à alta concentração de antioxidantes naturais do cacau.
Veja as fotos
“O chocolate amargo contém flavonoides, que combatem os radicais livres, ajudam a controlar processos inflamatórios e favorecem a microcirculação cutânea. Isso resulta em uma pele mais viçosa, com melhor elasticidade e até mais protegida contra a radiação ultravioleta”, informa.
Consumo exige atenção
Apesar da boa notícia, o consumo exige atenção, alerta Raphaella. Segundo a dermatologista, o chocolate ao leite e versões com alto teor de açúcar e gordura hidrogenada podem piorar quadros de acne e aumentar a oleosidade da pele. “Por isso, prefira opções com pelo menos 70% de cacau e, ainda assim, em pequenas quantidades. Um quadradinho por dia já é suficiente para se beneficiar dos compostos bioativos sem sobrecarregar o organismo”, salienta.
Além dos efeitos antioxidantes, os flavonoides do cacau também atuam estimulando a produção de óxido nítrico, uma substância que dilata os vasos sanguíneos e melhora a circulação. “Isso contribui para a nutrição adequada das células da pele, favorecendo a renovação celular e a uniformidade do tom cutâneo”, emenda a especialista.
“O chocolate amargo pode ser um aliado da beleza, mas sempre integrado a uma rotina de saúde mais ampla. Beleza verdadeira vem de dentro para fora, e isso também passa pelas escolhas que fazemos à mesa”, conclui Raphaella.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.