Tocou em alguém e levou choque? Especialista explica que fenômeno pode até soltar faíscas
Tempo seco é mais propício para tomar choque. Saiba como evitar
Você já levou um choque ao tocar em uma maçaneta, na porta do carro ou até mesmo em uma pessoa? É uma situação que costuma acontecer principalmente no tempo seco, período que tem castigado muitas regiões brasileiras nas últimas semanas.
Pensando nisso, o portal LeoDias conversou com a professora de ciências Joyce Brito que explicou que, em alguns casos, esses choques podem até soltar faíscas que ao entrarem em contato com materiais inflamáveis são capazes de causar incêndios.
A especialista explicou que quando o choque acontece encostando em pessoas ou superfícies, ele é provocado pelo excesso de cargas elétricas acumuladas em um corpo, quando se encosta em uma pessoa eletricamente carregada, por exemplo.
Veja as fotos
“Assim surge uma diferença de potencial elétrico entre duas regiões do corpo, entre o ponto de entrada, como as mãos, por exemplo, e o ponto de saída, como os pés, provocando a transmissão da corrente elétrica em nosso interior. Isso acaba interferindo nas correntes elétricas corporais propagadas através dos nervos, gerando a sensação de formigamento, que conhecemos como choque”, afirmou ela. Os objetos condutores de eletricidade são metais ou outra pessoa.
A profissional ainda revelou que pessoas que trabalham com materiais inflamáveis, como combustíveis, têm maior risco de tomar choques, podendo até mesmo soltar faíscas que ao entrarem em contato com materiais inflamáveis podem causar incêndios.
“Esses profissionais devem ter um maior cuidado. Andar descalço ajuda a evitar o acúmulo de energia estática no corpo que ao ter mais contato com o piso ou com a terra, acaba facilitando a descarga dessa energia para fora do corpo, evitando o acúmulo dessas cargas”, aconselhou ela. Além disso, os materiais que contribuem para o acúmulo da carga no corpo são: lã, fibras sintéticas (como nylon e poliéster) e calçados com sola de borracha.
Calma! Nem todo choque é prejudicial
A corrente estática por si só não é perigosa para as pessoas, devido à sua baixa intensidade, porém em determinadas circunstâncias pode causar acidentes ou provocar incêndios em ambientes com bastante combustíveis, enfatizou a entrevistada.
Choque são mais comuns no tempo seco
“É mais frequente no tempo seco devido à baixa umidade do ar. A umidade é um excelente condutor de eletricidade, e quando o ar está úmido, a eletricidade estática se espalha mais facilmente. Contudo, durante o tempo seco, o ar fica menos úmido e a eletricidade estática pode se acumular naturalmente em nossos corpos e nos objetos ao nosso redor”, continuou a professora.
Evite os choques
Siga as recomendações: Umidificadores de ar para aumentar a quantidade de vapor d’água no ambiente. Hidratar o corpo, pois beber água frequentemente e usar hidratantes ajuda a manter a pele menos propícia a acumular eletricidade estática. Escolher roupas de materiais naturais como tecidos de algodão ou seda em vez de sintéticos para diminuir o atrito e a concentração de eletricidade estática.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.