Congelamento de óvulos: como é feito o procedimento adotado pelas famosas
O portal LeoDias esclarece como funciona o procedimento das famosas com especialista no assunto
Seja pelo sonho de ser mãe, por escolha ou saúde, o congelamento de óvulos ganhou atenção neste últimos dias depois que Juliette e Carla Diaz anunciaram que passaram pelo procedimento. Muitas famosas já fizeram essa escolha e o portal LeoDias conversou com uma especialista para saber tudo sobre o procedimento.
A Dra. Mariana Rosário, ginecologista, obstetra e mastologista, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein, explica que o congelamento de óvulos é uma opção para mulheres que desejam postergar uma gravidez ou que irão enfrentar tratamentos que podem deixá-las estéreis, como por exemplo quimioterapia ou uma cirurgia na região ovariana. O fator envelhecimento também pode ser considerado um motivo para o procedimento.
Depois de passar por um estímulo artificial para aumentar a quantidade de material, a Dra. Mariana explica como é feita a captação dos óvulos: “Assemelha-se a uma endoscopia, exigindo sedação. A captação dos óvulos ocorre por meio de ultrassom transvaginal. Durante isso, um aparelho com uma agulha na ponta é inserido, permitindo visualizar os folículos e com essa agulha ele irá aspirar os óvulos e encaminhar ao embriologista para análise e congelamento deles”, diz.
Sobre a quantidade de óvulos possíveis de serem coletados, a especialista elucida que depende muito de cada paciente e da reserva ovariana. O procedimento é recomendado até os 35 anos de idade.
E depois? Como faz para engravidar com esses óvulos? A doutora explica: “Ela [a paciente] procura a clínica de fertilização onde deixou o material congelado e são realizados exames para averiguar sua saúde. Estando tudo ok, os óvulos são descongelados por um processo de aquecimento e enviados à fertilização, que acontece no laboratório”.
Com os embriões feitos no laboratório, o casal ou a mulher decidem quantos serão implantados no útero em um processo parecido com o da retirada dos óvulos. Caso seja um desejo, é possível também congelar os embriões. “A paciente segue o tratamento de fertilização para que ele transcorra positivamente, com o recebimento de hormônios para que os embriões se desenvolvam. Isso ocorrendo, a gestação segue normal. Se os embriões não se desenvolverem, será necessária uma nova implantação”, diz ela.
Sobre os valores desse tipo de procedimento, a médica revela que é em torno de R$20 a R$30 mil.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.