Médico alerta para cuidados com a pele no inverno; frio pode desencadear doenças
Uso do protetor solar neste período é fundamental, pois há aumento de incidência de raios solares
Nesta semana, o frio começou a aparecer em alguns estados do Brasil e o inverno está batendo na porta do brasileiro. Pensando nisso, o portal LeoDias conversou com o dermatologista Dr. Rodrigo Griehl para saber quais cuidados devemos tomar com nossa pele, a importância do filtro solar mesmo nessa época e as doenças que podem ser desencadeadas.
No inverno há uma diminuição da produção de suor e sebo, podendo levar ao ressecamento e desidratação. “O principal cuidado é manter a pele bem hidratada, tanto com aumento de consumo de água quanto por produtos cosméticos hidratantes”, recomendou o especialista.
Banhos muito quentes e uso de esponjas são algumas práticas que devem ser evitadas nesta época do ano.
Veja as fotos
A parte do corpo humano que fica mais exposta ao clima é a que mais sofre com a baixa temperatura. São as mãos e dedos, pés, orelhas e nariz. Mas é comum que, mesmo com roupas e agasalhos, ainda existam áreas expostas como o rosto. Quando a temperatura cair muito, deve-se usar meias grossas, luvas e cachecóis, que podem ajudar a proteger seu corpo.
A longa exposição em frio intenso pode queimar a pele. Não é só o fogo que pode queimar, o frio intenso também. As queimaduras de frio podem resultar de uma exposição prolongada ao frio extremo ou do contato direto com superfícies muito frias, como gelo. Peles mais sensíveis ou inflamadas são as que mais sofrem.
O dermatologista recomendou o que fazer caso isso aconteça: “Para cuidar de possíveis queimaduras deve-se aquecer gradualmente a área afetada, remover roupas molhadas ou apertadas, e evitar esfregar ou massagear a área afetada.”
Frio e protetor solar
Engana-se quem acha que no inverno não precisa passar filtro solar na pele. “Em clima de inverno o ar pode ficar muito seco e deixar o céu ainda mais limpo, aumentando a incidência dos raios solares e agravando a inflamação da pele exposta. É importante manter o uso de filtro solar em todas as áreas que recebem o sol, sempre lembrando das orelhas, pescoço e mãos”, enfatizou o Dr. Rodrigo.
Frio pode desencadear doenças
O tempo frio pode causar doenças, principalmente quando a temperatura cair muito. O maior impacto é na inflamação da pele exposta, causando dermatites (atópica ou seborreica), urticárias, queilites (as fissuras ou rachaduras que acometem o canto da boca) e pernio (que se manifesta com dedos avermelhados e dolorosos após contato com o frio).
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.