Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
vaidebet
Exclusivo

Jurados foram orientados a darem menos notas 10 na apuração dos desfiles do Rio

Portal ouviu que orientação foi para que disputava ficasse mais acirrada

A Unidos do Viradouro, pela terceira vez, foi declarada campeã do Carnaval do Rio de Janeiro na última quarta-feira (14/2). No entanto, a apuração segue rendendo nos bastidores da festa. Como sempre, algumas notas dadas por jurados foram alvos de polêmicas, com o consenso geral de que a apuração foi mais rigorosa que o normal. Fontes relataram ao portal LeoDias que jurados foram orientados a darem menos notas 10, com o intuito de fazer a disputa ficar mais acirrada. 

Mesmo assim, a Unidos do Viradouro conseguiu sair da apuração com a nota perfeita em todos os quesitos e finalizar apuração com 270, nota mais alta que uma escola pode atingir. Por outro lado, as escolas que ficaram mais próximas na disputa tiveram notas abaixo do normal. A vice-campeã, Imperatriz Leolpoldinense fechou a apuração com 269,3. Se comparado com 2023, ano o qual a Viradouro foi a segunda colocada na disputa, há uma distância de quatro décimos tendo fechado a disputa com 269,7 (que é considerada uma grande diferença). 

A diferença entre as escolas rebaixadas comparando as apurações de 2023 e 2024 também é gritante. No ano passado, a Império Serrano fechou o desfile com 265,7. A Unidos de Porto da Pedra terminou a disputa com 264,9, oito décimos de diferença. 

Viradouro ainda pode sofrer punição que não deve afetar o título 

Poucas horas antes da apuração do desfile, o portal LeoDias descobriu que alguns patronos de escolas, liderados pela Grande Rio e a Imperatriz Leopoldinense, realizaram um plenário na Liga Independente de Escolas de Samba (LIESA) para exigir uma punição a Unidos do Viradouro por conta de uma possível infração na regra de quantidade de componentes na comissão de frente, alegando que a escola de Niterói ultrapassou o limite de 15 pessoas visíveis. 

A LIESA, no entanto, decidiu postergar a decisão de punir ou não a escola em 15 dias, já depois do desfile das campeãs e da apuração. Ainda assim, mesmo que seja punida, a Viradouro não deve perder o título, uma vez que a punição prevista para o descumprimento desta regra é de apenas 0,5 pontos e a distância para a segunda colada, a Imperatriz, é de 0,7 pontos. 

Veja as fotos

Carnavalesco/Reprodução
Carnavalesco/Reprodução
Carnavalesco/Reprodução
Carnavalesco/Reprodução