Pepita terá destaque no desfile da Paraíso do Tuiuti no Carnaval 2025
O enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?” foi desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos.

A cantora Pepita será uma das atrações da Paraíso do Tuiuti no Carnaval de 2025. A escola levará para a avenida um enredo em homenagem a Xica Manicongo, considerada a primeira travesti não indígena do Brasil. Com isso, Pepita terá um papel de destaque na segunda alegoria do desfile, representando a passagem de Xica pela Bahia durante o período colonial brasileiro.
Vale ressaltar que o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?” foi desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos.
Além da Tuiuti, Pepita também desfila pela São Lucas e já participou de um ensaio na rua da agremiação, em São Cristóvão.
A cantora ficou emocionada com o carinho da comunidade do bairro, localizado na Zona Norte do Rio. “Foi uma experiência única, onde eu vi todas as pessoas da comunidade LGBTQIA + em um propósito. Vi mulheres trans, gays, drags cantando o samba com muita força, muito querer”, contou ela em matéria da Quem.
Veja as fotos
“As pessoas que eu olhava cantavam com vontade, falando de Xica, como se elas fossem a Xica dessa nova era, o que me marcou muito. Me deixou emocionada, pensei ‘é sobre isso’. É um enredo desafiador, falar da nossa comunidade, sempre cercada de muito preconceito. Então ver uma comunidade na segunda-feira no meio da rua exaltando o nome da Xica Manicongo foi surreal. Fiquei muito feliz e empolgada”, disse.
Xica foi a primeira trans documentada no Brasil. Ela chegou ao país escravizada, vinda da África, e encontrou acolhimento com o povo Tupinambá, na Bahia, em uma trajetória marcada por resistência, identidade e liberdade.
Mais lideranças trans também estarão no desfile. Entre elas, as deputadas federais Érika Hilton (PSOL-SP) e Duda Salabert (PDT-MG), além de Indianarae Siqueira, fundadora da CasaNem, e Eloína dos Leopardos, travesti e primeira rainha de bateria do Carnaval.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.