Análise: Escolha de reprisar “Tieta” foi um acerto que pode resgatar o noveleiro
Decisão de exibir o clássico de 1989 foi do todo-poderoso Amauri Soares, que já havia colocado "O Rei do Gado" para aproveitar sucesso de "Pantanal"
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.
A escolha de “Tieta” (1989) para ocupar a faixa do “Vale a Pena Ver de Novo” pegou todo mundo de surpresa; inclusive a equipe que cuida da programação da emissora. Tudo porque esta foi uma decisão do diretor Amauri Soares, que apesar de ser o todo-poderoso da emissora, não tem exatamente esta função, mas adora dar os seus pitacos. A justificativa, porém, foi acertadíssima: a trama, um sucesso incontestável, tem todos os ingredientes para fisgar o telespectador no ano em que o canal completa 60 anos.
A própria decisão de exibir uma novela de 1989 em pleno 2024/2025 já gerou um burburinho que nenhuma outra trama prevista seria capaz de provocar. As fortes candidatas ao posto da substituta de “Alma Gêmea” (2004) na faixa eram “O Outro Lado do Paraíso” (2017), “A Dona do Pedaço” (2019) e “Avenida Brasil” (2012).
Esta última, aliás, estava na programação do UpFront, evento que a Globo promoveu em outubro. Na ocasião, o nome da novela de João Emanuel Carneiro estava na listagem de novelas que seriam anunciadas; ela como a trama que iria ao ar no “Vale a Pena Ver de Novo”. O anúncio, no entanto, caiu de última hora e não foi feito.
Esta não é a primeira vez que Amauri Soares mexe na escolha de um folhetim da faixa. Em 2022, “Mulheres Apaixonadas” (2003) já estava na programação para substituir “A Favorita” (2008), mas ele surpreendeu todo mundo ao anunciar “O Rei do Gado” para pegar carona no sucesso do remake de “Pantanal”. A história de Manoel Carlos acabou sendo adiada e só ganhou nova reprise no ano seguinte.
Assim como o diretor acertou em colocar a saga de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) no ar logo após o fim da saga de José Leôncio (Marcos Palmeira), ele, agora, tem tudo para marcar esse novo golaço em sua gestão. Isso porque “Tieta” é um clássico praticamente unânime entre quem gosta de novela.
Aqueles telespectadores que vivem torcendo o nariz para as tramas atuais e sempre lamentam que “só as novelas antigas que prestam” já têm motivo suficiente para sentar no sofá e acompanhar a saga de Tieta (Betty Faria). A tendência é que a história mantenha a audiência de “Alma Gêmea” e ajude a elevar os números de todas as faixas.
Com a tecnologia atual, a Globo vai exibir o folhetim com tratamento de imagem diferenciado e o público vai poder matar a saudade de um elenco saudoso e de estrelas. Sim, “Tieta” tem um elenco recheado de estrelas de primeira grandeza. Diante de tantas decisões controversas desde o período em que assumiu a direção da emissora, esta, porém, tem tudo para ser um tremendo acerto.
Livremente inspirada no romance “Tieta do Agreste”, de Jorge Amado, a obra de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares completou 35 anos desde a primeira exibição e vai voltar ao ar a partir do dia 02/12.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.