Análise: Novela Mania de Você tem potencial, mas peca com escalação
Trama de João Emanuel Carneiro tem ingredientes de um bom folhetim; Chay Suede e Rodrigo Lombardi chamam a atenção por motivos opostos
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.
Apesar da audiência de Mania de Você ainda não ter subido, a nova novela das nove da Globo tem potencial para virar o jogo – como já dizia a campanha de divulgação da história. Com o DNA latente do autor João Emanuel Carneiro, a trama tem bons personagens e ganchos que prometem ter bom desenvolvimento como a amizade e rivalidade que farão Viola (Gabz) e Luma (Agatha Moreira), praticamente, mudarem de lugar.
A história criada pelo autor de sucessos como A Favorita (2008) e Avenida Brasil (2012) é solar e misteriosa ao mesmo tempo, características já conhecidas na obra do novelista. A fala de Mércia (Adriana Esteves) para Molina (Rodrigo Lombardi) em que ela diz que pode morrer ou matar o comparsa exemplifica bastante os perfis escritor por Carneiro. É quase um “todo mundo pode tudo”. E a julgar pela sinopse da história, os personagens têm tudo para surpreender o telespectador.
Nestes primeiros dois capítulos, Chay Suede merece todos os aplausos por sua composição do Mavi. Apesar de, superficialmente, o hacker do horário nobre ter algo em comum com Ari de Travessia (2022), o ator está conseguindo fazê-lo completamente diferente do tipo criado por Gloria Perez. Chay parece estar bastante à vontade com o personagem e até aqui está nadando de braçada.
O mesmo acontece com Adriana Esteves, que dá a Mércia um tom também nada similar às outras vilãs interpretadas por ela. A atriz é dona absoluta dos seus talentos e os domina como ninguém. Ver Adriana Esteves atuando é certeza de que a personagem tem várias camadas para serem exploradas pelo autor.
Mania de Você, no entanto, causou uma certa estranheza na escalação de seu núcleo protagonista por causa da repetição de nomes como Agatha Moreira, Rodrigo Lombardi e Nicolas Prattes. Ninguém discute a capacidade dos atores, mas a renovação de tipos é necessária. Tanto Agatha quanto Nicolas estavam no ar até outro dia; ela em Terra e Paixão (2023), e ele em Fuzuê (2023) e Todas as Flores (2022).
Até o momento, Luma e Rudá ainda não mostraram a que vieram e é possível que os dois atores demonstrem versatilidade na mudança de fase. O problema é que até isso acontecer a Globo pode penar para o telespectador embarcar na história do casal, já que Agatha e Nicolas estão emendando sempre vários trabalhos praticamente sem folga. E o que o público mais gosta de fazer é reclamar desse tipo de situação mesmo.
A reclamação que mais faz sentido é ver Lombardi no papel de um empresário inescrupuloso como os que ele já viveu em Travessia e Verdades Secretas (2015). O fato de ele ser pai de Agatha, repetindo a dobradinha de sucesso da novela de Walcyr Carrasco, não passou despercebida pelo telespectador. Não era necessário ter Lombardi fazendo este papel – mesmo ele tendo sido escolhido às pressas por causa da desistência de Murilo Benício.
Mania de Você é novela para quem gosta do folhetim clássico com a ousadia e a modernidade que as séries trazem para a teledramaturgia. Depois de três tramas rurais praticamente seguidas – tivemos Travessia entre Pantanal (2022) e Terra e Paixão – todo noveleiro merecia uma história urbana, contemporânea e com a assinatura de um autor como João Emanuel Carneiro. Agora, é ter paciência para o novelista desenvolver suas ideias sem a pressão da audiência a qualquer custo porque isso, sim, pode ser um complicador no processo de consolidação de Mania de Você.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.