Com placar de 5 a 0, STF decide tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe
Com placar de 5 a 0, STF decide tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe

“Garota do Momento” e “Volta por Cima” provam que as novelas continuam mais vivas do que nunca

Mesmo sem atingir números estratosféricos de audiência, as duas tramas conquistam relevância textos bem construídos, direções criativas e elencos entrosados

Whatsapp telegram facebook twitter

*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.

          O capítulo de “Garota do Momento” exibido no último sábado, dia 25, provocou uma verdadeira comoção nas redes sociais. No X (antigo Twitter), no Instagram, no Bluesky e em outras plataformas, os elogios à novela das seis da Globo não pararam de chegar. O motivo? A impactante cena em que Beatriz (Duda Santos) revela estar viva e ser filha de Clarice (Carol Castro).

          O momento, que muitos telespectadores classificaram como “catártico”, remeteu à era de ouro das telenovelas, quando grandes reviravoltas eram esperadas com ansiedade e brilhantemente executadas. O capítulo da revelação era muito aguardado e entregou o ápice da trama. Mas a novela de Alessandra Poggi, com direção de Natália Grimberg, já vem brilhando há tempos.

          Desde seus primeiros capítulos, o desenrolar ágil da história cativa o público, enquanto as atuações — tanto dos veteranos quanto dos novos talentos — impressionam pela qualidade. Tudo na novela parece brilhar, tornando-a uma das produções mais comentadas do momento.

          O sucesso de “Garota do Momento” não é isolado. Recentes capítulos de “Volta por Cima”, novela das sete, também conquistaram o público. No episódio comemorativo de número 100, a trama entregou uma sequência de tirar o fôlego: Doralice (Teresa Seibletz) descobre o golpe do irmão Osmar (Milhem Cortaz), enquanto as irmãs Madá (Jessica Ellen) e Tatiana (Bia Santana) protagonizam um embate intenso.

          Além disso, o término doloroso da protagonista com Jão (Fabricio Boliveira) e, semanas atrás, na explosiva guerra entre os bicheiros renderam momentos emocionantes e geraram uma avalanche de comentários positivos.

          É inegável, no entanto, não comparar as duas novelas com “Mania de Você”, exibida no horário nobre. A produção, a três meses de encerrar sua trajetória, enfrenta um claro desgaste criativo, repetindo enredos pouco inspirados e girando em círculos.

          O contraste é evidente: enquanto as novelas das seis e das sete surpreendem e cativam, “Mania de Você” luta para manter o interesse do público, que não hesita em apontar suas falhas nas redes sociais. O sucesso de “Garota do Momento” e “Volta por Cima” traz à tona um ponto crucial: textos bem construídos, direções criativas e elencos entrosados continuam sendo os pilares de uma boa novela.

          Mesmo sem atingir números estratosféricos de audiência, as duas tramas conquistam relevância ao dominar discussões nas redes sociais, figurar entre os conteúdos mais assistidos no Globoplay e agradar ao público de forma genuína.

          Exemplo disso é a matéria que a revista “Variety” fez recentemente sobre a atual novela das seis. Isso evidencia que o conceito de sucesso vai além dos números do Ibope e sua medição “tradicional”, mais focada na praça São Paulo.

          É urgente que novas métricas sejam adotadas para medir o impacto real das produções. Conforme noticiado anteriormente aqui, a TV Globo se prepara para enfrentar uma nova fase de concorrência: a chegada de novelas do streaming à TV aberta, além das produções originais de emissoras como Band e SBT.

          Diante desse cenário, o desempenho abaixo do esperado de “Mania de Você” deve servir como um alerta. A escolha das próximas produções deve ser mais criteriosa, priorizando histórias genuinamente relevantes e envolventes, em vez de apostar em tramas frágeis que se sustentam, equivocadamente, apenas na reputação do autor.

          Por fim, que “Garota do Momento” e “Volta por Cima” sirvam de inspiração para as próximas produções: novelas que assumem sua essência, ousam e não têm medo de arriscar ou desagradar segmentos da sociedade, com o compromisso único de entreter. Afinal, a magia do gênero está exatamente nisso: contar histórias que emocionem, surpreendam e dialoguem com o público em sua pluralidade.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter