Corpo de Preta Gil desembarca no Brasil ao lado de familiares Noiva de Oruam comenta reação do sogro, Marcinho VP, com prisão do cantor Fofoqueiro na Fazenda: saiba quem é o jornalista que está confirmado no reality
Corpo de Preta Gil desembarca no Brasil ao lado de familiares Noiva de Oruam comenta reação do sogro, Marcinho VP, com prisão do cantor Fofoqueiro na Fazenda: saiba quem é o jornalista que está confirmado no reality
Exclusivo

Privilégios da autora de “Vale Tudo”, Manuela Dias, geram incômodo entre colegas da Globo

Apesar da enxurrada de críticas e índices de audiência preocupantes, a novela das nove da emissora ainda não teve nenhuma intervenção

Whatsapp telegram facebook twitter

*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.

          É verdade que a atual novela das nove da Globo, “Vale Tudo”, tem enfrentado uma enxurrada de críticas e índices de audiência preocupantes. No entanto, não é a primeira vez, nos últimos anos, que o principal horário da teledramaturgia da emissora se vê em uma verdadeira corda bamba, onde nada parece funcionar.

          A diferença, agora, é que, em outras ocasiões, a Globo não mediu esforços para intervir e tentar reverter os rumos das tramas. Poucas vezes deu certo, é verdade, mas o que não se pode negar é que houve tentativas. Já “Vale Tudo”, apesar do cenário mais delicado do que novelas como “Babilônia” e “A Lei do Amor” — ambas também alvo de duras críticas e reestruturações forçadas —, parece passar ao largo de intervenções da emissora.

          Esse comportamento da empresa tem chamado atenção não só do público, mas também de autores e roteiristas da casa. Em condição de anonimato, alguns profissionais chegaram a expressar desconforto até mesmo junto a instâncias mais altas da emissora — leia-se Paulo Marinho, com quem alguns desses têm acesso direto.

          A percepção de um suposto protecionismo em torno da autora não é nova, mas ganha força diante da inércia da Globo frente ao desempenho frágil da novela que foi escolhida como marco para os 60 anos da emissora. Com direção pouco inspirada e um texto “atualizado” de um jeito pretensioso, “Vale Tudo” acumula críticas, baixa audiência e irrita autores que, no passado, viram suas obras desconfiguradas por muito menos.

          Se até pouco tempo a estranheza com a falta de ações por parte da Globo partia apenas do público e da crítica especializada, agora o incômodo vem também de dentro. Autores com status semelhante ao de Manuela Dias, mas que não contaram com um décimo da mesma confiança para desenvolver seus projetos, passaram a questionar o tratamento diferenciado. Nos bastidores, comenta-se que uma nova temporada de “Justiça” já estaria nos planos da emissora para Manuela após o fim do remake.

          Atualmente, “Vale Tudo” marca pouco mais de 21 pontos de audiência, perdendo em diversas praças — não apenas em São Paulo — para novelas como “Dona de Mim” e “Garota do Momento”. E, pelo que indicam os números preliminares das primeiras semanas, “A Viagem” já começa a ameaçar o remake, podendo, em breve, colocá-lo no bolso.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter