Tribunal de Roma define data para julgar extradição de Carla Zambelli; entenda Número de deputados acusados por obstrução na Câmara sobre para 15. Saiba quem
Tribunal de Roma define data para julgar extradição de Carla Zambelli; entenda Número de deputados acusados por obstrução na Câmara sobre para 15. Saiba quem

Do herói ao vilão: veja a lista dos 10 pais mais icônicos do cinema

De Darth Vader a Pateta, uma seleção dos pais mais inesquecíveis do cinema, segundo os repórteres do portal LeoDias

Whatsapp telegram facebook twitter

        Neste domingo (10/8), o Dia dos Pais é comemorado em todo o país. Para celebrar essa data, a redação do portal LeoDias se uniu para montar uma lista especial de indicações de filmes para assistir no dia, com destaque para os pais do cinema que marcaram gerações, dos mocinhos aos vilões.  

        1 – Darth Vader de “Star Wars”

        Apesar de estar longe de ser um exemplo de paternidade, afinal, Anakin Skywalker abandonou a esposa, traiu seu mentor e se tornou o grande vilão de “Star Wars”, é impossível negar que Darth Vader é um dos pais mais icônicos do cinema. 

        Veja as fotos

        Foto/IMDB
        Darth VaderFoto/IMDB
        Foto/IMDB
        A Vida é BelaFoto/IMDB
        Foto/IMDB
        Don CorleoneFoto/IMDB
        Foto/IMDB
        Pateta, o FilmeFoto/IMDB
        Foto/IMDB
        A Procura da FelicidadeFoto/IMDB
        WhatsApp Image 2025 08 07 at 13.15.51
        O Mentiroso
        Crédito: Divulgação DreamWorks
        Filme do Burro, personagem da franquia "Shrek", começará a ser produzido em setembro deste anoCrédito: Divulgação DreamWorks
        Foto/IMDB
        Procurando NemoFoto/IMDB
        Foto/IMDB
        Milagre da Cela 7Foto/IMDB
        Foto/IMDB
        Foto/IMDB

        2 – Guido Orefice de “A Vida é Bela”

        É impossível não se emocionar com a história de “A Vida é Bela”. No filme, ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, Guido faz de tudo para transformar o horror dos campos de concentração em uma grande brincadeira, tentando proteger seu filho, Giosuè.

        3 – Pateta de “Pateta: o filme”

        Lançado em 1995, a primeira animação da lista mostra Pateta em uma viagem de carro pelo país com seu filho adolescente, Max. Apesar de ser uma animação divertida e voltada para crianças, o longa traz reflexões emocionantes sobre a conexão entre pai e filho.

        4 – Fletcher Reede de “O Mentiroso”

        Interpretado por Jim Carrey, Fletcher Reede é o protagonista de “O Mentiroso”, um advogado que construiu sua carreira com base em mentiras. No entanto, após um desejo do filho, ele se vê condenado a dizer apenas a verdade por 24 horas.

        5 – Marlin de “Procurando Nemo”

        Apesar de ser um pai bastante rígido e consideravelmente medroso, Marlin enfrentou uma verdadeira jornada pelos mares, dos recifes aos aquários, para reencontrar seu filho, Nemo, na animação da Pixar que encantou o mundo em 2003.

        6 – Shrek de “Shrek Para Sempre”

        Apesar de ser voltado ao público infantil, Shrek se tornou um clássico também entre os adultos. Depois de toda a saga para conquistar Fiona e viver o “felizes para sempre”, o ogro encara um novo papel: o de pai, a partir de “Shrek Terceiro”, e cria seus orgrinhos em “Shrek Para Sempre”.

        7 – Chris Gardner de  “À Procura da Felicidade”

        Baseado em uma história real e talvez um dos filmes mais emocionantes desta lista, “À Procura da Felicidade” conta a trajetória de Chris Gardner, que ficou desabrigado e precisou viver nas ruas ao lado do filho pequeno, enquanto lutava para reconstruir sua vida.

        8 – Don Corleone de “Poderoso Chefão”

        Apesar de ser um dos maiores mafiosos da história do cinema, Don Corleone, de O Poderoso Chefão”, também é um pai protetor e, acima de tudo, leal. Em meio às disputas entre máfias e famílias, ele sempre coloca a sua em primeiro lugar.

        9 – Memo de “Milagre da Cela 7”

        O filme turco, que emocionou os brasileiros e se tornou um fenômeno em 2019, conta a história de Memo, um homem com deficiência mental que trabalha como pastor de ovelhas ao lado da filha. Mas tudo muda quando ele é injustamente condenado à pena de morte e precisa provar sua inocência.

        10 – Anthony de “Meu pai”

        Vencedor do Oscar de Melhor Ator para Anthony Hopkins e de Melhor Roteiro Adaptado, “Meu Pai” conta a história de um homem idoso que sofre de demência e se recusa a aceitar ajuda da filha, como um retrato forte sobre relações familiares e envelhecimento.

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

        Whatsapp telegram facebook twitter