Oscar 2026: votantes recebem primeira leva de filmes para análise
Entre os filmes disponibilizados para os votantes está "Guerreiras do K-Pop", animação musical da Netflix

A temporada do Oscar 2026 oficialmente já tem data para começar! Na próxima sexta-feira (15/8), os mais de 11 mil membros votantes vão receber a primeira leva de filmes que possivelmente vão ser considerados para a premiação internacional. Entre as obras que estarão disponibilizadas pelas produtoras na plataforma digital da Academia, está “Guerreiras do K-Pop”, animação musical da Netflix.
As informações são da Variety, que acrescenta que a plataforma vai receber novos filmes, de todas as categorias, a cada sexta-feira até o dia 8 de dezembro, quando oficialmente começam as votações para o Oscar 2026.
Veja as fotos
Além do sucesso animado, que conquistou inclusive os rankings de músicas nos Estados Unidos com a canção “Golden”, o terror corporal “The Ugly Stepsister”, inspirado no conto da Cinderela; o drama “The Luckiest Man in America”; e o documentário “Becoming Led Zeppelin” estão entre as produções na primeira leva de filmes.
Para incluir o filme na plataforma, os estúdios e produtoras pagam uma taxa de US$ 20 mil (quase R$ 70 mil) à Academia, que também pratica preços alternativas para filmes com orçamentos reduzidos.
Oscar 2026: “O Agente Secreto” é um “forte candidato”
Mais uma vez, o Brasil tem chances de fazer história no Oscar. Depois de receber dois dos principais prêmios no Festival de Cannes, Melhor Diretor para Kleber Mendonça Filho e o histórico Melhor Ator para Wagner Moura, “O Agente Secreto” é um forte concorrente à premiação.
Na lista de apostas da Variety, uma das mais importantes de revistas de cinema no mundo, para a próxima edição do evento, o filme brasileiro aparece como possível indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro; assim como Wagner Moura que aparece entre às previsões para categoria de Melhor Ator.
A Academia Brasileira de Cinema deve escolher em setembro o candidato do Brasil às duas etapas da seleção; mas segundo a presidente Renata Magalhães, “O Agente Secreto” é um grande favorito.
“’O Agente Secreto’ é um forte candidato a representar o Brasil no Oscar”, adiantou ao portal LeoDias. “Mas essa decisão cabe a comissão que será eleita pela Academia Brasileira de Cinema, que é soberana na escolha do filme”, ressalta.
O anúncio do candidato brasileiro a pré-lista do Oscar costuma ser feito pela Academia Brasileira de Cinea por volta de seis meses antes da grande noite do cinema mundial. A cerimônia do Oscar de 2026 será realizada em 26 de março. Em 22 de janeiro será anunciada as nomeações da pré-lista e em 26 de fevereiro conheceremos os indicados aos prêmios.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.