Brasil de volta na F1? McLaren libera e Bortoleto negocia com a Sauber para 2025
Gabriel Bortoleto vem se destacando na Fórmula 2 e pode trazer de volta o Brasil para o grid da F1
O Brasil está cada vez mais próximo de ter um piloto no grid da F1 novamente. Gabriel Bortoleto, jovem prodígio que vem se destacando na Fórmula 2 e faz parte da escola de pilotos da McLaren, recebeu aval da equipe britânica para negociar um contrato de empréstimo com a Sauber/Audi e, assim, conseguir um assento para a temporada de 2025.
A informação é do portal GRANDE PRÊMIO e, segundo a reportagem, o contrato de empréstimo seria de, no mínimo, dois anos, com o intuito de preparar Bortoleto para uma possível briga por vaga com os atuais pilotos da McLaren, Oscar Piastri e Lando Norris.
Veja as fotos
Sinais, fortes sinais…
Em época de eleição no Brasil, uma frase de um excêntrico ex-candidato à presidência, Eymael, pode dar um panorama sobre a negociação de Gabriel Bortoleto com a Fórmula 1: “Sinais, fortes sinais!”.
Com as férias de verão na Fórmula 1, quando a categoria tira uma folga por cerca de um mês entre julho e agosto, o nome do brasileiro passou a ser bastante cogitado como potencial candidato à vaga na Sauber para o ano que vem, sendo o finlandês Valteri Bottas, atual piloto da equipe, o maior adversário por esse lugar.
Os sinais que passaram a deixar o nome de Bortoleto cada vez mais forte nos bastidores começaram a vir. O site italiano “Formu1a Uno” noticiou que o brasileiro era um dos cotados na lista do novo chefe do projeto da Audi/Sauber, Mattia Binotto.
Depois, foram divulgadas imagens de Fernando Alonso, empresário de Bortoleto, indo até as instalações da Sauber na Bélgica, antes das férias da Fórmula 1. Mais tarde, a agência do espanhol que cuida da carreira do brasileiro ainda divulgou um post enigmático, com a foto do circuito Interlagos, em São Paulo, causando furor no torcedor.
Os boatos ficaram muito mais fortes após o que aconteceu em Monza, na Itália. Bortoleto foi flagrado conversando com Binotto nos bastidores e, para completar o final de semana, o brasileiro ainda saiu da última posição para conquistar a vitória na corrida principal da Fórmula 2 – agora, ele está na vice-liderança no campeonato mundial, no primeiro ano na categoria.
Chefe da McLaren, Zak Brown desconversou sobre o futuro do piloto, mas elogiou o desempenho do brasileiro: “Gabriel está indo muito bem na F2, acho que já mostrou ser um grande talento e certamente estamos olhando para o que está fazendo, assim como olhamos para muitos outros”, disse.
Segundo o GRANDE PRÊMIO, Zak Brown e o staff da McLaren, vendo o sucesso de Bortoleto, decidiram se mexer e garantir um contrato firme para não correr o risco de perdê-lo para outra equipe, porém não pretende colocar amarras em caso de empréstimo.
Bortoleto assinou com a McLaren ao final do ano passado, depois de conquistar o título da Fórmula 3 como estreante na categoria. O brasileiro foi integrado ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da equipe e uma possível negociação com a Sauber tem o objetivo de dar quilometragem ao piloto, para tê-lo de volta em um momento oportuno.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.