Brasil domina Sul-Americano de Atletismo com 52 medalhas e garante título continental
Seleção fechou competição em Mar del Plata com 20 ouros e superou Colômbia e Chile na classificação geral

O Brasil conquistou, no último domingo (27/4), o título da 54ª edição do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, disputado em Mar del Plata, na Argentina. Com uma campanha consistente, a delegação brasileira somou 52 medalhas, sendo 20 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze, garantindo assim a primeira colocação geral da competição. A Colômbia terminou com a medalha de prata no quadro final, enquanto o Chile completou o pódio com a terceira posição.
Entre os principais destaques brasileiros no torneio, Felipe Bardi brilhou nos 100 metros rasos, enquanto Vitória Rosa faturou o ouro na mesma distância no feminino. Núbia de Oliveira Silva se destacou nos 10.000 metros, Gabriele Sousa dos Santos venceu o salto triplo com a marca de 13,96m, e Almir Cunha dos Santos alcançou 16,68m no salto triplo masculino.
Veja as fotos
O Brasil também levou o ouro nos revezamentos 4x100m feminino e 4x400m masculino, além do revezamento 4x400m misto. Na marcha atlética, Viviane Lyra triunfou nos 20km. Izabela Rodrigues assegurou o ouro no lançamento do disco, e Tatiane Raquel da Silva venceu os 3.000 metros com obstáculos.
Outro nome que se destacou foi José Fernando Ferreira Santana, campeão no decatlo. No salto com vara, Juliana de Menis Campos foi ao topo do pódio, assim como Eduardo Ribeiro Moreira nos 800 metros, e Ketiley Batista nos 100 metros com barreiras. No salto em altura, Thiago Alfano Moura também conquistou a medalha dourada.
O desempenho brasileiro foi completado por conquistas como a de Willian Dourado no arremesso do peso e Pedro Henrique Nunes no lançamento do dardo.
No setor das pratas, o país teve performances de destaque com Guilherme Kurtz nos 1.500 metros, Regiclécia Cândido da Silva e Elton Petronilho no salto triplo, Gabriela Muniz nos 20km da marcha atlética, e Andressa de Morais no lançamento do disco. Arielly Monteiro Rodrigues foi prata no salto em altura, enquanto Caio Vinícius da Silva terminou em segundo nos 400m com barreiras. Isabel Demarco de Quadros (salto com vara), Mayara dos Santos Leite (800m), e Thiago Ornelas (110m com barreiras) também subiram ao pódio.
Entre os bronzes, Thiago do Rosário André e July Ferreira da Silva Abrão dividiram o pódio nos 1.500 metros, com Lucas Alisson Pedro (salto com vara), Ana Caroline Miguel (arremesso do peso) e Matheus Correa (20km marcha atlética) também conquistando medalhas. No salto em altura feminino, Valdileia Martins garantiu um bronze.
No revezamento 4x400m feminino, o Brasil ficou com a prata. A equipe composta por Anny Caroline, Tiffani Beatriz, Jainy Suelen e Letícia Lima protagonizou uma chegada emocionante. Letícia, responsável pelo último trecho, recebeu o bastão com o Brasil na liderança. “Recebi o bastão na frente, mas senti que a atleta da Colômbia vinha muito forte. Tentei manter o ritmo, mas na reta final, ela conseguiu a ultrapassagem”, disse a piauiense.
A equipe brasileira cruzou a linha de chegada com o tempo de 3:34:28. A Colômbia levou o ouro ao completar a prova em 3:33:29, enquanto o Chile ficou com o bronze com o tempo de 3:37:64.
Com o resultado, o Brasil reafirma sua hegemonia continental no atletismo e fecha o Sul-Americano de 2025 com uma campanha sólida em Mar del Plata.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora naVivaSorte! Acesse:https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.