CBF anuncia calendário para 2025 com mudanças importantes. Veja as datas!
Principais novidades ficaram pelo começo antecipado e a esticada no Brasileirão para não conflitar com o Mundial de Clubes
O futebol brasileiro já tem o seu calendário oficial para 2025. A CBF divulgou, na última terça-feira (12/11), novidades importantes nas datas para a próxima temporada, sendo a principal no Campeonato Brasileiro, que vai durar 10 meses para não conflitar com o Mundial de Clubes, se estendendo de março até dezembro.
Os estaduais, grande ponto de questionamento na formação do calendário, irão ocupar um período menor do ano e, para isso, o futebol brasileiro terá o início dos trabalhos logo na segunda semana de janeiro, no dia 12.
Veja as fotos
Datas FIFA
Curiosamente, as datas estipuladas para a final dos estaduais estão previstas para 16 e 26 de março e, em meio a isso, a Seleção Brasileira vai enfrentar Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Aliás, a paralisação durante as datas FIFA estão preservadas, mas não haverá mudança em relação a realização de jogos das competições de clubes logo depois das partidas de seleções.
Decisão inédita
Pela primeira vez desde o início dos pontos corridos, o Brasileirão vai começar em março, no dia 29. A data final será 21 de dezembro, apenas quatro dias antes do Natal. A extensão no calendário acontece para que se tenha a possibilidade do campeonato nacional ser paralisado durante o Mundial de Clubes.
Chamado de “Super” Mundial, o torneio terá sua primeira edição em 2025, reunindo 32 clubes de todo o Mundo. O Brasil será o país com mais representantes: Flamengo, Fluminense e Palmeiras, além do campeão da Libertadores deste ano, que será decidido na final entre Atlético-MG e Botafogo, no próximo dia 30.
Enquanto os clubes brasileiros vão para a disputa do Mundial, os clubes que ficarem no Brasil poderão fazer excursões para intertemporada.
Com a paralisação no Mundial e a extensão do Brasileirão até 21 de dezembro, também haverá choque de datas com o outro torneio de nível internacional realizado pela FIFA, a Copa Intercontinental, que é anual. Os clubes concordaram com o novo calendário, cientes do risco.
“Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifas sem jogos no calendário brasileiro”, acrescentou.
“As melhorias no futebol brasileiro precisam de desprendimento e compreensão de todos. Gosto de diálogo, sou uma pessoa democrática, mas preciso decidir. Fizemos bons avanços neste calendário de 2025 e vamos continuar trabalhando. Vamos sempre respeitar o direito de cada um, mas seguiremos com o objetivo de tornar o futebol brasileiro ainda melhor e mais interessante para todos”, completou.
Agora, o documento com o calendário oficial será enviado pela Diretoria de Competições da entidade a federações e clubes do futebol brasileiro.
Calendário do futebol brasileiro para 2025
- Campeonatos Estaduais: 12/01 a 26/03 (16 datas)
- Supercopa do Brasil: 02/02
- Copa do Brasil: 19/02 a 09/11 (14 datas)
- Série A: 29/03 a 21/12 (38 datas)
- Série B: 05/04 a 22/11 (38 datas)
- Série C: 13/4 a 26/10 (27 datas)
- Série D: 13/04 a 28/09 (24 datas)
- CONMEBOL Libertadores: 05/02 a 29/11 (19 datas)
- CONMEBOL Sul-Americana: 05/03 a 22/11 (15 datas)
- CONMEBOL Recopa: 19/02 e 26/02 (02 datas)
- Mundial de Clubes da FIFA – 15/06 a 13/07
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.