Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
vaidebet

Chamado de chimpanzé, Vini Jr. vê UEFA ignorar insultos: “Fora de nossa competência”

A instituição que comanda o futebol europeu não irá aplicar punição pelos insultos

Depois da cobrança de Vinícius Júnior à UEFA, em relação aos insultos racistas que sofreu por parte da torcida do Atlético de Madrid, entidade máxima do futebol europeu, o atleta brasileiro recebeu a resposta do que será feito: nada. A informação é do jornalista Rodrigo Matos.

No último dia 13 de março, torcedores do Atlético de Madrid entoaram cânticos racistas antes de uma partida da Liga dos Campeões da UEFA, contra a Inter de Milão, onde chamavam Vini Jr. de “chimpanzé”.

Indignado, o atleta do Real Madrid foi às redes sociais para exigir uma atitude da UEFA: “Espero que vocês já tenham pensado na punição deles, UEFA. É uma triste realidade que passa até nos jogos que eu não estou presente!”, declarou em post.

“Fora do escopo de competência”

Segundo a reportagem, foram enviadas perguntas à assessoria de comunicação da UEFA para se descobrir quais atitudes seriam tomadas, porém, para a surpresa do atleta brasileiro e de seu staff, a entidade europeia resolveu se esquivar, alegando que o “incidente cai fora do escopo de competência” e que a medida a ser feita é esperar “que as autoridades vão agir firmemente para lidar com tal comportamento”.

Nota da UEFA, divulgada pelo jornalista Rodrigo Matos:

“O alegado incidente cai fora do escopo de competência da regulação da UEFA.

A UEFA veementemente condenada todas as formas de racismo, discriminação e intolerância. Nós acreditamos que as autoridades vão agir firmemente para lidar com tal comportamento, sinalizando claramente que esse ato depreciativo é inaceitável e não será tolerado.”

Previsão de punição

A regulação disciplinar da própria UEFA prevê medidas disciplinares desportivas em manifestações racistas de torcedores, conforme o artigo 14, parágrafo 2º, que indicam o fechamento parcial do estádio ou multa para casos como o que aconteceu no último dia 13.

Segundo o artigo 156, os clubes e associações são responsáveis pela ordem dentro e fora do estádio, se abstendo dessa responsabilidade desde que provem que não foram negligentes. Isso se aplica também para mensagens não apropriadas dos torcedores.

Não houve um pronunciamento da entidade sobre o papel do Atlético de Madrid no episódio racista.
 

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Vini Jr. se tornou referência em luta social. Foto: Reprodução
Vini Jr. se tornou referência em luta social. Foto: Reprodução
Reprodução
Reprodução