Cônsul do Uruguai diz que situação de jogador é “praticamente irreversível”
Marta Echarte esteve no Hospital Albert Einstein para visitar Izquierdo e atualizou o estado de saúde em entrevista
Juan Izquierdo está em uma situação “praticamente irreversível”, de acordo com Marta Echarte, cônsul do Uruguai, que visitou o atleta do Nacional (URU) no Hospital Albert Einstein. A informação foi divulgada em entrevista à rádio uruguaia “Sport 890”.
Internado em São Paulo desde a última quinta-feira (22/8), o zagueiro uruguaio segue internado na UTI, dependente de ventilação mecânica e com quadro neurológico crítico, como informado pelo último boletim médico divulgado pelo hospital, na noite de segunda (26/8).
Veja as fotos
Horas decisivas
Marta contou à rádio que visitou Izquierdo e conversou com o presidente do Nacional, além dos familiares do jogador que estão presentes no Brasil – pai, mãe e esposa -. De acordo com a cônsul, a “situação é muito delicada” e “praticamente irreversível”, sendo as próximas 48 horas decisivas para o quadro de saúde do atleta.
“Estivemos com (Alejandro) Balbi, o presidente do Nacional, desde o início da manhã e, ultimamente, com a família, a esposa e os pais de Juan e também com os médicos. A situação é muito delicada, praticamente irreversível e estamos esperando para ver o que acontecerá nas próximas 48 horas”, disse.
No último final de semana, Izquierdo teve uma piora no quadro neurológico, onde foi citado pelo boletim médico uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento de pressão intracraniana”. Marta também falou sobre isso:
“A situação realmente não é nada animadora. O dano cerebral é o mais preocupante agora. Conversamos com os médicos e, no início, era um problema cardíaco, uma arritmia cardíaca, mas depois se complicou e houve uma progressão e envolvimento do cérebro, é o que diz o relatório médico. No momento, eles estão lhe dando assistência respiratória”, completou.
Juan Izquierdo desmaiou após sofrer um mal súbito em meio a partida entre São Paulo e Nacional (URU), pela Libertadores, no MorumBIS, e precisou passar por manobras de ressuscitação, antes de ser encaminhado de ambulância para o hospital.
Segundo o jornal uruguaio “El País”, os pais do jogador, Sandra e Nelson, além da esposa, Selena, estão o acompanhando no hospital, bem como o diretor geral do Nacional, Sebastián Eguren, o dirigente Fernando Brusco e o presidente Alejandro Balbi.
Os treinos do Nacional foram suspensos e o Campeonato Uruguaio está provisoriamente suspenso.
Dano cerebral por arritmia
Izquierdo deu entrada no Hospital Albert Einstein em “parada cardíaca, de início indeterminado, secundária a uma arritmia”, depois de ter passado por manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação.
Uma arritmia cardíaca é um batimento irregular do coração, podendo ser acelerado (taquicardia) ou muito lento (bradicardia).
Com o caso do uruguaio, uma pergunta que surgiu para os leigos em saúde foi: como um problema cardíaco pode afetar o cérebro?
Sendo o coração o órgão que bombeia sangue para todos os outros órgãos do corpo, uma arritmia (como a que aconteceu com Izquierdo) pode prejudicar o bombeamento de sangue para o cérebro e apenas alguns minutos de falta de oxigênio podem causar danos neurológicos significativos, incluindo o coma e na pior das hipóteses, a morte cerebral.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.